Daniel Ruziska

Deterioração Terrena (parte I)

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 2 anos

em

Deterioração Terrena (parte I)

Reprodução

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (MATEUS 6:19) O Senhor Jesus está nos dizendo que os tesouros terrenos não duram, que são transitórios, passageiros e efêmeros. Que Ele os considera sujeitos à corrupção.  E como isso é verdade. Podemos verificar em nosso dia a dia.

Há um elemento de decadência em todas as coisas. Isso, queiramos ou não, está enraizado no sistema terreno. Não conseguimos dominar. Por exemplo, você compra um carro novinho. Ele está em perfeito estado no primeiro dia, mas logo começa a desgastar à medida que passa o tempo e não temos o controle sobre isso. A corrosão é natural.

O mesmo ocorre com uma casa. Os dias vão passando e o desgaste, a ferrugem e a traça vão deteriorando-a num processo incontido. E o Senhor Jesus nos aponta como parte desse processo. Que não devemos nos apegar às coisas terrenas, pois elas são falíveis. E isso inclui nosso corpo, nossa alma e nosso espírito.

Quando estamos com nossos pensamentos vagando longe das coisas de Deus, estamos vulneráveis ao pecado. O pecado é uma espécie de traça, de ferrugem, que corrói o espírito, causando deformidade.

Assim como descuidamos do carro novo, que depois de um tempo já não o lavamos com a mesma frequência, ou da casa nova que não pintamos todos os anos, temos uma tendência de descuidarmos também do nosso espírito, da nossa relação espiritual com Deus. Deixamos de fazer a manutenção, deixamos de ir à igreja, às reuniões de oração, de participar dos jejuns, de ler a Bíblia, de estar na presença de Deus. 

Por isso, áreas das nossas vidas serão afetadas. A ferrugem vai corroer essas áreas. Precisamos estar atentos a isso. O que é mais importante do que Deus para você? Claro que a resposta de todos nós será: nada,  nada é mais importante do que Deus para mim. Sim, mas a sua presença nas reuniões onde a Palavra de Deus é pregada e ensinada não são tão pontuais. E o que você tem feito nesses dias em que não vai à Casa do Senhor Teu Deus? Creio que essas coisas que você tem feito e te impedem de estar na presença de Deus são mais importantes que Deus.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.