Cortesia - PI 50752 Fundo Social - DESKTOP Cortesia - PI 50752 Fundo Social - MOBILE

Ciência e Saúde

Santa Casa emite comunicado urgente para doação de sangue

A transfusão de sangue ajuda a salvar milhões de vidas todos os anos, em todos os lugares. A Santa Casa fica na Rua Barão de Jaceguai, 1.148 -  Centro

Tatiana Silva

Publicado

há 1 mês

em

Santa Casa emite comunicado urgente para doação de sangue

Quem doa sangue, doa vida. Seja um doador e ajude a salvar vidas/Foto: Divulgação

No dia 14 de junho, é realizado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O evento foi organizado pela primeira vez em 2005; e tem como objetivo aumentar a conscientização da população sobre a necessidade da doação de sangue e agradecer aos doadores por se voluntariar. A iniciativa é da Organização Mundial da Saúde, da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Em Mogi das Cruzes, o banco de sangue fica localizado na Santa Casa de Misericórdia, que emitiu um comunicado pedindo que as pessoas doem sangue. Doar sangue salva vidas.  

A transfusão de sangue ajuda a salvar milhões de vidas todos os anos. Ele pode ajudar os pacientes que sofrem de condições de risco de morte a viver mais e com maior qualidade de vida, além de apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina, sendo o centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde. 

Mensalmente, são coletadas e processadas aproximadamente 10.000 bolsas de sangue destinadas para o atendimento de mais de 100 instituições públicas de saúde da rede estadual, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

A totalidade das bolsas de sangue coletadas na Pró-Sangue é processada (na terminologia técnica, fracionada) em hemocomponentes ou componentes sanguíneos. São eles: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado.

Requisitos para doar

Estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg, entre outros.

Assim que todos os resultados necessários estiverem prontos, as bolsas de sangue ficarão à disposição de mais de 100 instituições públicas de saúde da Região Metropolitana de São Paulo. 

Onde doar

O banco de sangue de Mogi das Cruzes necessita de doações de todos os tipos sanguíneos, principalmente O+ e O-, os números para contato são: (11) 4799 2892 ou 4728 4700. A Santa Casa da cidade fica localizada na Rua Barão de Jaceguai, 1148 -  Centro.