Quando vou ser vacinado? Plataforma calcula a previsão de imunização de cada pessoa

Para o cálculo, a plataforma avalia a idade, o estado e se a pessoa faz parte do Plano Nacional de Imunização

Reprodução/Freepik

O Brasil chegou a 22,6 milhões de vacinados contra o coronavírus nesta sexta-feira, 9. No total, 22.686.106 pessoas já receberam pelo menos uma dose de imunizante, o que equivale a 10,71% da população do país. Os dados são do levantamento do consórcio de veículos de imprensa.

Como muitas pessoas não conseguem saber quando serão vacinadas, um grupo de cientistas de dados criou voluntariamente a plataforma Quando Vou Ser Vacinado?, que calcula uma data aproximada para a imunização de cada usuário.  

Para o cálculo, a plataforma combina dados como a idade e o estado no qual a pessoa mora, e também considera se o indivíduo faz parte do PNI – Plano Nacional de Imunização, que prioriza a vacinação de trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, funcionários das forças securitárias, entre outros grupos.

Como os cálculos consideram as informações mais recentes sobre a vacinação no Brasil, as datas previstas podem mudar de acordo com variáveis da situação: “As previsões podem mudar diariamente e estão suscetíveis às mudanças de regras e leis da federação, estados e cidades. Informe-se nos sites dos governos e com notícias de portais confiáveis”, explicou Renan Altendorf, um dos criadores do site.

Os dados a serem fornecidos para o site calcular uma data de vacinação são apenas idade, estado e se a pessoa faz parte ou não do PNI. Acesse pelo link: https://quandovouservacinado.vacinacao-covid19.com/