Mogi das Cruzes
Prefeitura de Mogi das Cruzes diz manter ações e monitoramento na Avenida das Orquídeas após relatos de assaltos
Em resposta a questionamento do O Novo, administração municipal afirma que região já recebe operações conjuntas com a PM, monitoramento por câmeras e iluminação renovada

Após relatos e registros divulgados nas redes sociais e pela imprensa sobre ações criminosas na Avenida das Orquídeas, especialmente na região próxima a Brás Cubas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que mantém operações e medidas de monitoramento no local. A resposta foi dada após questionamento enviado pelo O Novo sobre as providências adotadas para garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres.
Segundo a administração municipal, a segurança pública é de responsabilidade primária do Governo do Estado, por meio das Polícias Civil e Militar. A Prefeitura atua em parceria com essas forças por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), que realiza operações conjuntas e ações preventivas e repressivas.
Entre as iniciativas citadas estão a atuação nos distritos de Jundiapeba e Braz Cubas que incluem a Avenida das Orquídeas como áreas prioritárias para a GCM, além de operações como a “Força Azul” e “Forças de Segurança”, desenvolvidas em conjunto com a Polícia Militar.
O município também conta com monitoramento por câmeras operado pelo Centro de Operações Integradas (COI), cujas imagens podem ser usadas tanto para atendimento de ocorrências em flagrante quanto para investigações da Polícia Civil.
Em relação à infraestrutura, a Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria trocou recentemente toda a iluminação pública da via. O atendimento da GCM pode ser solicitado pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.