Guararema
Guararema se destaca em ranking nacional e lidera Alto Tietê em desenvolvimento sustentável
Município aparece na frente das cidades vizinhas com melhor desempenho em energia limpa e comunidades sustentáveis

Guararema conquistou a primeira posição no Alto Tietê no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), divulgado em agosto de 2025. O município alcançou 57,35 pontos e figura na 515ª colocação no ranking nacional, superando cidades vizinhas como Arujá, Salesópolis, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.
O levantamento classifica Guararema no nível “médio” de desenvolvimento sustentável, mas revela resultados expressivos em áreas estratégicas. O município obteve nota “muito alta” (80 a 100 pontos) nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU relacionados à Energia Limpa e Acessível e Cidades e Comunidades Sustentáveis.
A cidade também atingiu nível “alto” em Saúde de Qualidade, Educação de Qualidade, Água Potável e Saneamento, Ação Climática, Paz e Justiça, além de Parcerias para a Implementação dos ODS.
“Esse é um resultado coletivo, que mostra que estamos alinhados com políticas públicas que cuidam do crescimento sem perder de vista a qualidade de vida e a preservação ambiental. É uma conquista da Prefeitura, mas também e principalmente dos moradores de Guararema”, afirmou o prefeito Zé.
O índice é realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), com consultoria do Cebrap e apoio da Caixa Econômica Federal, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da União Europeia.