Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes; Abre lista de espera para vagas em creches

Portal da Secretaria de Educação de Mogi divulga transparência na classificação das crianças para vagas em creches

Redação

Publicado

há 16 horas

em

Mogi das Cruzes; Abre lista de espera para vagas em creches

Foto | Crédito: Warley Kenji/PMMC

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes anunciou a abertura da lista de espera para vagas em creches na cidade. A medida visa proporcionar mais transparência no processo de classificação das crianças, permitindo que pais e responsáveis acompanhem o status das inscrições por meio do portal da Secretaria, disponível no link https://portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/conteudo/cmu.

Segundo Marilu Beranger, secretária de Educação, a iniciativa é uma resposta à demanda da população, que agora pode consultar a situação da inscrição de forma ágil e transparente. “Essa abertura é um compromisso da administração municipal, que trabalha para garantir a transparência na gestão pública. Mogi tem se tornado referência para outras cidades em termos de boas práticas de gestão”, afirmou a secretária.

Ao acessar o portal, os responsáveis precisam informar o nome da creche e da turma para a qual a inscrição foi realizada. Para garantir a privacidade dos dados, as informações de nome dos pais ou responsáveis, bem como das crianças, estão disponíveis apenas com as iniciais, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, a lista conta com o número do protocolo de inscrição e será atualizada mensalmente, conforme a Lei Municipal nº 8.137, de 29 de julho de 2024.

O encaminhamento dos alunos será feito conforme a disponibilidade de vagas nas creches, respeitando os critérios estabelecidos pelo Cadastro Municipal Unificado (CMU). O cadastro prioriza famílias com menor renda per capita e adota os seguintes critérios: crianças de mães residentes no setor educacional, vagas remanescentes em setores com menor demanda e filhos de mães que trabalham no setor educacional.

Além da abertura da lista de espera, a Secretaria também flexibilizou o processo de inscrição, que agora pode ser feita ao longo de todo o ano letivo, tanto pelo portal da Secretaria quanto presencialmente nas creches. Desde o início da gestão, foram criadas cerca de 3 mil novas vagas na cidade, ampliando o atendimento à demanda da população.