Ciência e Saúde

Mogi tem aumento de 966 casos de Covid-19 na semana

Já Guararema está há mais de um mês sem registrar óbitos pela doença

Vania SousaTatiana Silva

Publicado

há 1 ano

em

Mogi tem aumento de 966 casos de Covid-19 na semana

Divulgação

Dados do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) mostram que Guararema não registra óbitos por Covid-19 há mais de um mês. Em uma semana, foram notificados 113 novos casos da doença na cidade. Se comparado à semana passada, houve uma diminuição de 41%. Em Mogi das Cruzes, foram registrados 996 casos da doença no mesmo período.

O Alto Tietê registrou quatro óbitos, sendo eles em Itaquaquecetuba, Suzano, Santa Isabel e Salesópolis; e 3.692 novos casos em uma semana.

De acordo com o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, em entrevista exclusiva, houve um crescimento exponencial no número de casos de Covid-19 na cidade, e ele relembra como era a situação há um ano.  “Entre os dias 26 e 29 de março do ano passado, nós tivemos o pior momento da pandemia. Foi um cenário assustador, com 135% de leitos ocupados, e foi onde a gente teve de tomar algumas medidas mais severas para reduzir o contágio e não afetar ainda mais a economia”.

O prefeito está muito contente com o trabalho que vem sendo desenvolvido para aumentar a imunização dos cidadãos. “Eu acredito que daqui pra frente, nós teremos que nos acostumar com essa situação. Nós demos mais de 1 milhão de doses aqui em Mogi das Cruzes e esse foi um trabalho referência em todo o Brasil junto de outras cidades, porque a gente teve um sistema de agendamento, as pessoas não precisavam esperar na fila, elas se cadastraram e iam no momento certo. Graças a Deus, hoje as pessoas pegam Covid, mas é só a sensação de uma gripe forte, e nada mais.”

 

Vacinação

O Pró-Hiper em Mogi das Cruzes será o único ponto de vacinação neste sábado (18) porque as unidades de saúde não terão expediente por conta da emenda do feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, dia 16 de junho. Excepcionalmente na segunda-feira (20), não haverá atendimento no Pró-Hiper.

No local, serão realizados atendimentos às pessoas que agendaram aplicações de doses contra a Covid-10 e também livre demanda (sem necessidade de agendamento) para idosos com 60 anos ou mais (1ª, 2ª, 3ª ou 4ª dose), gestantes e puérperas (1ª, 2ª ou 3ª dose). O horário de atendimento é das 9 às 16 horas 

A vacinação em livre demanda está mantida e disponível para os públicos assistidos conforme determinação do Ministério da Saúde, no entanto, o Pró-Hiper não realiza vacinação de crianças abaixo de 12 anos. 

A Secretaria Municipal de Saúde mantém agendamento online pelo www.cliquevacina.com.br com novas vagas e horários liberados gradativamente. (Colaborou: Fabrício Mello)