Mogi das Cruzes
Smart Mogi identifica e ajuda a recuperar duas motos roubadas
Sistema de monitoramento por câmeras da Prefeitura emitiu alertas que levaram a GCM a localizar veículos furtados em São Paulo

O sistema Smart Mogi, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, auxiliou na recuperação de duas motocicletas com registros de roubo e furto. Os equipamentos, que contam com leitura automática de placas, identificaram as irregularidades e enviaram alertas imediatos ao Centro de Operações Integradas (COI). Com o acionamento das equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), os veículos foram localizados e devolvidos aos proprietários.
A primeira ocorrência ocorreu no início da noite de quinta-feira, quando a equipe da Rondas Ostensivas com Motocicletas (Romo) recebeu um alerta do sistema. Uma das câmeras havia detectado a passagem de uma moto com registro de roubo. Os guardas se dirigiram à região da avenida Engenheiro Miguel Gemma e, durante as buscas, avistaram dois homens trafegando sem capacete na contramão da rua Coronel Cardoso de Siqueira.
Houve perseguição até a rua Yoshio Honda, na Vila Nova União, onde os suspeitos abandonaram a moto e fugiram para uma área de mata. Mesmo com reforço, eles não foram encontrados. A motocicleta, roubada anteriormente nas proximidades do Cemitério Parque das Oliveiras, foi apreendida e encaminhada à Central de Flagrantes antes de ser devolvida ao dono.
A segunda recuperação aconteceu na Vila Jundiaí. Uma moto com registro de furto na cidade de São Paulo foi identificada por outra câmera do Smart Mogi. O COI acionou a equipe mais próxima, que encontrou o veículo na avenida Francisco Ferreira Lopes. O condutor afirmou ter comprado a moto pela internet e não soube informar sua origem.
O veículo foi levado à Central de Flagrantes para os procedimentos legais e posterior devolução ao proprietário. O homem que conduzia a motocicleta, que disse trabalhar com compra e venda de motos pela mesma plataforma, foi detido e apresentado à autoridade policial responsável.
















