Mais Saúde Pharma traz inovação para Guararema com teste rápido e seguro de Covid-19

Número de casos de coronavírus é 6 vezes maior do que no início da pandemia no Estado; iniciativa da farmácia auxilia no diagnóstico da doença

Mais Saúde Pharma

Nesta semana, a farmácia de Guararema, Mais Saúde Pharma investiu na compra de testes rápidos de antígeno COVID-19, método Device Swab. O teste é composto por um ensaio de fluxo lateral para detecção rápida e qualitativa do vírus SARS-CoV-2. Um swab de nasofaringe é usado para a coleta de amostras de indivíduos;

De acordo com o especialista em farmácia clínica/ hospitalar clínico e proprietário da empresa, Cleiton Nogueira, a ideia surgiu após observar o aumento disparado no número de casos da Covid-19, além da superlotação em hospitais e a demora no resultado dos exames, o que segundo Nogueira, gera ansiedade ao paciente e caso o mesmo esteja infectado, aumenta consideravelmente a probabilidade de transmissão da doença. 

O lançamento do teste aconteceu recentemente e foi feito por um laboratório renomado, o Abbott e já foi aprovado pela Anvisa. Assim que a equipe da farmácia viu que a eficácia do mesmo era de 98,9% e obtinha um alto desempenho não perdeu tempo e adquiriu o produto.

Qualquer pessoa que teve contato com indivíduos com suspeita ou que apresentam sintomas da doença pode entrar em contato com a empresa pelo número (11) 4210-4290 ou (12) 3042-2020 e agendar um horário para realizar o exame. A farmácia encontra-se na rua: D. Laurinda, nº 40, centro de Guararema e sua segunda unidade na rua: Antônio Afonso, nº 23, centro de Jacareí.

Caso o resultado dê positivo, o laudo e uma notificação são enviados à vigilância local, já o paciente é orientado a procurar um médico. Vale ressaltar que o exame custa em torno de R$180,00 e são realizados todos os dias das 9h às 20h30. Para quem busca outros métodos, a farmácia também realiza aferição de temperatura corporal e oximetria (saturação do oxigênio).

Para entender o estágio em que estamos da pandemia é imprescindível trazer evidências que comprovam o aumento acelerado no número de casos. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, no mês de dezembro o surgimento de novos casos é 6 vezes maior do que no início. São 186 mil registrados contra 28,6 mil de fevereiro a abril. Já o número de óbitos é superior a 60% comparando com os mesmos períodos. 

As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 65,5% na Grande São Paulo e 61,1% no Estado. O número de pacientes internados é de 10.873, sendo 5.993 em enfermaria e 4.880 em unidades de terapia intensiva, conforme dados divulgados até às 11h da última segunda-feira (28).

Continuem seguindo as recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia ainda não acabou, esse é um momento para se cuidar e evitar atitudes negativas que auxiliam na proliferação do vírus.