Covid-19: Comemore o Natal e o Ano Novo com segurança para você e sua família

Optar por ambientes arejados é uma das principais opções para diminuir o contágio da doença

Governo do Estado de São Paulo

O final do ano chegou e com ele as comemorações, porém a pandemia ainda não acabou e tomar os cuidados necessários para que o coronavírus não se prolifere é de suma importância. Hoje traremos algumas dicas para que você aproveite as festividades, mas siga protocolos de segurança.

A primeira e mais recomendada opção é fazer uma chamada de vídeo com toda a família, assim todos estarão seguros em suas casas e poderão comemorar. E por falar em chamadas de vídeo, o uso de plataformas com essa opção aumentou mais de 70% durante a pandemia, com o isolamento social muitas pessoas já aderiram e aprovam essa forma de contato. Caso você opte por fazer a reunião presencial é importante estar atento a diversos fatores, como alguns que são citados abaixo.

Segundo Vitor Mori, membro do grupo Observatório Covid-19 BR e pós-doutorando na Faculdade de Medicina na Universidade de Vermont (EUA), é importante redobrar a atenção ao número de residências que estarão juntas nas reuniões familiares e não apenas à quantidade de convidados. Por exemplo, um jantar que tenha 12 pessoas pode ser menos arriscado se 6 forem de uma casa e 6 de outra. Já um espaço com 5 integrantes, mas todos de locais diferentes tende a ser mais perigoso.

Outra dica para selecionar locais arejados para a sua confraternização, onde o risco de contaminação é menor, já que aumenta as chances das partículas do vírus se dissiparem com o vento. Caso esteja em um ambiente pequeno, como um apartamento, procure deixar todas as janelas abertas e se tiver varanda, use-a. O ventilador também é uma opção para auxiliar na circulação do ar.

Usar a máscara e manter o distanciamento também não são descartados na ocasião. Mantenha-se com a proteção no rosto em todo o evento, lembre-se de trocar com o tempo e evite tocar com as mãos sujas na máscara. Já na hora da ceia, o ideal é que não fiquem todos em uma única mesa, como de costume, mas que permaneçam com a distância recomendada e se aproximando apenas de quem tem contato diariamente.

Diminuir o tempo das comemorações é ideal para evitar o contágio, já que, de acordo com os especialistas, o risco aumenta com mais tempo de exposição. O álcool em gel é outro item indispensável neste momento, sempre que puder passe-o para manter as mãos limpas e lembre-se de lavar as mãos com água e sabão.

Outro ponto essencial é estar em alerta aos sinais, caso você esteja sentindo alguns dos sintomas, como febre, tosse seca, cansaço, perda de paladar e/ou olfato, opte por fazer uma quarentena de duas semanas, se persistirem os sintomas procure a unidade de saúde mais próxima, assim você poderá se certificar se está ou não com o vírus através do exame PCR 2.