Ciência e Saúde

Bancos de Leite Humano fortalecem laços e protegem recém-nascidos

Região do Alto Tietê celebra o Dia Mundial da Amamentação com abertura de bancos de leite humano em duas cidades

Gabriella Barrachi

Publicado

há 8 meses

em

Bancos de Leite Humano fortalecem laços e protegem recém-nascidos

Foto: Divulgação/Arquivo

Nesta terça-feira (1º), o Dia Mundial da Amamentação marca o início do "Agosto Dourado", buscando incentivar e conscientizar sobre a importância do aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao “ouro”, mostrando a qualidade do leite materno. É uma cor especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico.

Pelo menos duas cidades da região do Alto Tietê contam com bancos de leite humano. Em Mogi das Cruzes, a cidade conta com um Banco de Leite localizado no Pró-Mulher e da futura Maternidade Municipal. O leite arrecadado é destinado aos recém-nascidos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Santa Casa de Misericórdia local. Apenas neste ano, na unidade, cerca de 200 bebês já foram atendidos.

Para doar, as mulheres interessadas precisam estar amamentando exclusivamente no peito. Além disso, deve ser saudável, não fazer uso de medicamentos ou drogas, não fumar e não fazer uso de álcool. As coletas são realizadas pela nutriz em sua residência, não havendo necessidade de comparecer ao banco de leite.

A unidade de Mogi das Cruzes fica na Rua Francisco Affonso de Melo, 550 - Brás Cubas, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones 4798-7343 e 4798-7344.

Já em Suzano, o Banco de Leite está localizado na Santa Casa de Misericórdia. O leite arrecadado é destinado a recém-nascidos prematuros ou com peso abaixo de 1,5 kg. Neste ano, a Prefeitura também registrou aproximadamente 200 atendimentos até o momento.

Para fazer uma doação ao Banco de Leite Humano em Suzano, é preciso comparecer à unidade para a coleta presencial ou entrar em contato pelo telefone para realização de um pré-cadastro e, posteriormente, monitorado a coleta em domicílio.

A unidade fica na Avenida Antônio Marques Figueira, 1861 - Vila Figueira, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para mais informações o número é 4745-3333 (ramal 3379).

 

A importância do leite materno

 

O aleitamento materno é a melhor forma de nutrir e alimentar os bebês, proporcionando nutrientes essenciais e anticorpos cruciais para o desenvolvimento e proteção dos recém-nascidos. Sendo considerado o melhor alimento devido à sua importância na proteção imunológica e acompanhamento nutricional.

A conscientização sobre a importância do "Agosto Dourado" é uma oportunidade de encorajar as mães em suas escolhas e promover um ambiente que favoreça a prática do aleitamento materno.