Mogi das Cruzes

Prefeitura de Mogi das Cruzes supera as expectativas na 1ª Virada da Castração e atende 1288 animais

A estimativa era castrar aproximadamente mil pets, mas a facilidade de acesso ao programa possibilitou esse número de atendimentos

Lucas Peres

Publicado

há 1 ano

em

Prefeitura de Mogi das Cruzes supera as expectativas na 1ª Virada da Castração e atende 1288 animais

Divulgação/PMMC

A prefeitura de Mogi das Cruzes concluiu no mês de julho a 1ª Virada da Castração para cães e gatos com 1288 animais atendidos. O programa foi realizado por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal e superou as expectativas iniciais da instituição, que eram de mil atendimentos, devido ao atendimento feito nos bairros da cidade que traziam facilidade de acesso.

Outro objetivo da ação era lembrar dos benefícios e importância da castração dos animais de estimação, que pode diminuir a probabilidade de diversas doenças, como tumores de mama, de testículo e próstata, infecções uterinas, entre outros. Além disso, o procedimento cirúrgico também pode evitar comportamentos indesejáveis, como a marcação de território e fugas.

O programa foi realizado com o uso do ‘Castramóvel’, que foi um ônibus equipado e utilizado para ir de bairro em bairro para castrar os animais inscritos previamente por seus tutores.

A Prefeitura da cidade também oferece serviços permanentes de castração de animais de estimação. O cadastramento acontece no PAC da Prefeitura, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h00 às 16h00. Para solicitar o serviço, é necessário apresentar um documento com foto e um comprovante de endereço atualizado. 

 

O mês de julho na Virada

 

A 1ª Virada da Castração foi realizada em três mutirões durante o mês de julho no bairro Vila Moraes. Os moradores fizeram o cadastro previamente, na Escola Municipal Professora Marlene Muniz Schmidt, na Avenida Dom Paulo Rolim Loureiro, nº 237, para que seus pets fossem castrados nos dias 1º e 2, porém, o número de interessados foi tão grande que a prefeitura de Mogi das Cruzes teve que abrir uma data extra, no dia 16 do mesmo mês, para atender a alta demanda.

Para preencher as vagas disponíveis, a Prefeitura faz o trabalho de avisar previamente quais as próximas regiões que serão atendidas pelo programa através de carros de som nos bairros, pelas mídias sociais e outros canais oficiais da instituição.

Como qualquer cirurgia, a castração requer preparo e os tutores são informados pela instituição no momento da inscrição sobre quais são os cuidados prévios necessários. A última ação do mês de julho aconteceu na Chácara dos Baianos, nos dias 22 e 23. Da mesma forma, os moradores puderam fazer o cadastro com antecedência e a procura foi intensa no final de semana do mutirão.

Além das ações de mutirões, na contagem são consideradas as ações permanentes de castração que ocorrem na sede do Núcleo de Bem Estar Animal (Nubea) e em uma clínica conveniada com a Prefeitura. Com a virada da Castração, essas ações de rotina tendem a se intensificar.

O Projeto de Lei nº 105/23, foi o que deu início para essa ação que construiu um marco histórico na castração de animais em Mogi das Cruzes. Mais informações sobre o Programa Permanente de Castração de Cães e Gatos do município podem ser obtidas pelo telefone 4792-8585 ou pelo e-mail [email protected]

Veterinários orientam que uma vez que seu cão está castrado ele passa a consumir menos calorias e o procedimento não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é que o animal fica mais calmo e passa a praticar menos atividade física, o que o leva a ganhar peso.