420 crianças são imunizadas em Mogi no primeiro dia de vacinação infantil 

Próxima aplicação será realizada no sábado (22); nova abertura de agenda acontece hoje

Myrindju, de 6 anos, foi o primeiro vacinado de Mogi das Cruzes. Foto: Pedro Chavedar/PMMC

Mogi das Cruzes imunizou 420 crianças do grupo de comorbidades, deficiências, quilombolas e indígenas contra a Covid-19 neste domingo (16). Myrindju, de 6 anos, foi o primeiro vacinado da cidade, logo pela manhã, no Posto de Saúde de Jundiapeba. Ele é autista e pertence à aldeia M’Boiji.

Além de Jundiapeba, outras quatro unidades de saúde realizaram a vacinação do público infantil no domingo: Braz Cubas, Jardim Camila, Nova Aparecida e Vila Natal. Uma nova abertura de agenda está programada para essa segunda-feira (17), às 16 horas, no www.cliquevacina.com.br . 

A próxima aplicação será realizada no sábado, dia 22, em unidades estratégicas de saúde, da mesma forma como aconteceu no último final de semana. O objetivo é garantir atendimento exclusivo e sem aglomerações aos pequenos. 

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades, mas, assim como ocorreu com os adultos e adolescentes, será expandida gradativamente para todos. Crianças que não possuem essas condições devem aguardar novas fases da imunização. 

Cadastro

O pai ou responsável da criança deve primeiro fazer o pré-cadastro no site estadual do Vacina Já, na opção "CRIANÇAS ATÉ 11 ANOS". Embora não seja obrigatório, o pré-cadastro agiliza o atendimento no dia da vacinação. Depois, basta fazer o agendamento online no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Quem tiver alguma dúvida ou dificuldade com o sistema também pode acionar o SIS 160.

Dosagem

A dosagem para o público infantil é menor que para o adulto (o frasco também terá cor diferente) e o esquema vacinal será com duas doses de 0,2 ml, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. 

Para a vacinação de crianças, será necessário:
- Que ela esteja acompanhada dos pais ou que o adulto que a acompanhe tenha em mãos o termo de autorização dos pais.
- Apresentar RG ou certidão de nascimento da criança.
- Documento com foto do adulto que acompanha a criança.
- CPF ou Cartão SUS para quem não tem CPF (todas as crianças que já utilizam a rede pública de saúde em Mogi, cadastradas no SIS, possuem cadastro no Cartão SUS).
- Comprovante de endereço em Mogi das Cruzes.
- Caso a criança tenha recebido alguma vacina do calendário de rotina, é necessário aguardar pelo menos 14 dias para receber a vacina contra a Covid-19.