Mogi das Cruzes

Vereadores criam Comissão Especial para fiscalizar o Centro de Bem-Estar Animal

CEV contará com três parlamentares e terá validade de 180 dias, com o objetivo de acompanhar a qualidade do atendimento da unidade

Redação

Publicado

há 2 anos

em

Vereadores criam Comissão Especial para fiscalizar o Centro de Bem-Estar Animal

Divulgação

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (22), o Projeto de Resolução 06/2022, que cria uma CEV (Comissão Especial de Vereadores) para investigar as condições de operação do Centro de Bem-Estar Animal do Município, a primeira clínica veterinária pública do Alto Tietê, instalada no distrito de César de Souza.

A proposta é da vereadora Fernanda Moreno (MDB), sendo que a CEV contará com três parlamentares e terá validade de 180 dias.

O objetivo do grupo especial de vereadores é acompanhar a qualidade do atendimento da unidade.

O Centro de Bem-estar Animal oferece atendimento clínico e cirúrgico para cães e gatos de tutores residentes em Mogi das Cruzes, com preferência para a população carente e/ou incluída em programas sociais.

A clínica veterinária realiza ainda procedimentos em populações canina e felina resgatadas pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Nesse caso, geralmente, recebem os serviços os animais que vivem nas ruas ou que são vítimas de maus-tratos.

Segundo a vereadora, faltam funcionários para que a demanda de usuários de fato seja plenamente atendida. Por esse motivo, Fernanda Moreno defende a criação de um novo plano de trabalho, a contratação de mais especialistas — veterinários e auxiliares —, o aumento da capacidade laboratorial, entre outros investimentos.

“Conforme verificamos e ouvimos da população, o Centro de Bem-estar Animal não vem conseguindo realizar com eficiência e eficácia os serviços atinentes às suas atribuições”, justifica Fernanda.

A vereadora afirma que entre as dificuldades encontradas, estão a distância para os munícipes de baixa renda que não têm condições de se deslocar com seus animais até o Centro de Bem-Estar Animal, as filas e o limite de atendimento de animais por pessoa.

“Recebi de várias pessoas imagens que mostram a situação do atendimento. Filas enormes do lado de fora, tanto de pessoas a pé, quanto aguardando em seus veículos pelo atendimento aos seus animais, o que configura uma enorme falta de respeito”, reforçou Iduigues (PT).

Já o vereador Policial Maurino (PODE) falou sobre a importância da qualidade no atendimento de quaisquer serviços de saúde. “As pessoas chegam lá fragilizadas, desesperadas em busca de socorro para os seus animais de estimação. É preciso trata-las bem e atender os bichos com respeito e carinho”, disse Maurino.  

Segundo Juliano Botelho (PSB) o município de Mogi das Cruzes está muito bem representado na luta pela causa animal, graças ao trabalho e a militância da vereadora Fernanda Moreno.

Por fim, Fernanda Moreno lembrou que até a renovação do contrato, que ocorrerá em setembro, serão feitas visitas técnicas e analisados os diversos documentos oficiais e as denúncias enviadas pela população para construir um diagnóstico e propostas de melhorias que já serão exigidas para o contrato vindouro.