Alto Tietê
Mogi das Cruzes é destaque na Assistência Social e Guararema na Educação
Em relação à vacinação, as duas cidades obtiveram bons resultados, com mais de 90% da população imunizada com a 1ª dose ou dose única
Está chegando ao fim o primeiro ano de mandato do prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos), e do prefeito de Guararema, José Luiz Eroles Freire, o Zé (PL). Com o marco, é possível analisar os pontos que foram destaques na cidade durante o ano e as necessidades da região. Mogi das Cruzes, por exemplo, mostrou força no quesito assistência social, enquanto Guararema foi destaque na área da Educação.
No dia 14 de dezembro, o prefeito Caio Cunha, a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler e a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Simone Margenet Cunha, conduziram uma entrevista para realizar um balanço sobre o primeiro ano de gestão.
Um dos destaques foi a área da Saúde, onde os maiores avanços são a vacinação, que já chegou a 96% da população (com a 1ª dose ou dose única) e se aproxima dos 90%, considerando a segunda dose. Mogi também saiu na frente ao ser uma das primeiras cidades a criar o Centro de Recuperação Pós-Covid, que atende nove especialidades médicas, sem fila de espera e já é uma referência para a região. Atualmente, são 571 pacientes atendidos diretamente pelo centro.
No âmbito social, além do programa Mogi Contra Fome, que distribuiu 61 mil cestas básicas ao longo do ano para pessoas socialmente fragilizadas, a cidade teve ainda a evolução do programa Quitanda Social, que chegou a atender 1.420 famílias já acompanhadas pela rede socioassistencial do município. Com isso, o programa conquistou a segunda colocação no Prêmio Josué de Castro 2021- Combate à Fome e Desnutrição, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP).
Guararema
A cidade de Guararema está em primeiro lugar no ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) do Alto Tietê (integrado por 11 municípios) e de toda a Região da Grande São Paulo (integrada por 39 municípios). Além disso, no levantamento de 2021, o município ficou com nota 5,7, a mesma do Estado de São Paulo (que obteve a maior nota do Brasil, no comparativo com os demais Estados) e acima do patamar nacional (nota 5).
Em contrapartida, um setor que não obteve um bom desenvolvimento no ano foi o turismo. Afetado por conta das restrições necessárias para conter a Covid-19, o segmento teve suas atividades retomadas parcialmente em 2021, com a liberação/abertura de parques, praças e pontos turísticos. Alguns pontos turísticos da cidade registraram bom movimento de público, principalmente aos finais de semana.
No que se diz respeito à Saúde, Guararema configurou durante um grande período como o município que mais vacinava percentualmente de toda a região, e, atualmente, se encontra com 90% da população imunizada com a primeira dose; e 85% com a segunda dose. Ao todo, foram realizados cinco “Dia D de Vacinação”.