Mogi das Cruzes

Hospital de Campanha será desativado hoje

Gustavo Gomes

Publicado

há 3 anos

em

Hospital de Campanha será desativado hoje

O Hospital de Campanha de Mogi das Cruzes será desativado hoje, pouco mais de três meses desde o início de suas atividades, que se iniciou dia 24 de maio. A decisão foi tomada pelo Comitê Gestor do Coronavírus de Mogi das Cruzes com base na queda do número de óbitos e internações por Covid-19 registradas nas últimas semanas. 

Desde o dia 21 de agosto, a unidade deixou de receber novos pacientes, cuidando apenas dos que já estão em tratamento no local. De acordo com responsáveis da prefeitura, hoje, a unidade tem apenas dois pacientes, que serão avaliados ao longo do dia, para saber se terão alta ou encaminhados para o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, onde está instalado o Centro de Referência do Coronavírus. 

Instalado na avenida Cívica, no Mogilar, o Hospital registrou até 20 de agosto, 494 admissões de pacientes. Embora tenha sido projetado para 200 leitos, o Hospital de Campanha nunca teve mais de 50 leitos ocupados simultaneamente.

“Nós fizemos o planejamento em quatro partes de 50 e assim os contratos foram feitos também, como está no Portal de Transparência, para que os custos fossem proporcionais. O que passasse de 50 seria por acréscimo de 15 leitos, mas em nenhum momento nós precisamos passar”, explicou o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.

Até sexta-feira, 28 de agosto, a cidade de Mogi das Cruzes, de acordo com dados fornecidos pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), tinha até o momento 6.718 casos confirmados de Coronavírus, com 4.665 pessoas recuperadas e 319 óbitos.