Mogi das Cruzes

‘Doug na Vida Adulta’ será lançado neste sábado

Filme longa-metragem produzido com recursos da Lei Aldir Blanc pela Raciocinando Filmes mostra como estariam hoje os personagens do clássico desenho animado exibido nos anos 90

Redação

Publicado

há 3 anos

em

‘Doug na Vida Adulta’ será lançado neste sábado

Reprodução/ ‘Doug na Vida Adulta’

Neste sábado (06/03) às 19 horas, será lançado no YouTube no canal Raciocinerd um novo capítulo para a história de Doug Funnie, exibida inicialmente há 30 anos. ‘Doug na Vida Adulta’ mostra como estaria hoje o garoto apaixonado por Patti Maionese e rival de Roger Klotz.  A produção é da Raciocinando Filmes, de Mogi das Cruzes, que fez o longa-metragem em tempo recorde, com recursos da Lei Aldir Blanc.

‘Doug na Vida Adulta’, o filme, mostra como estariam hoje os personagens da animação exibida no Brasil pelo SBT e TV Cultura. Jovem adulto que faz faculdade, ainda mora com os pais e luta para conseguir um bom emprego, o protagonista vai, pouco a pouco, reencontrando seus antigos colegas.

É, por exemplo, numa cafeteria que reencontra Patrícia "Patti" Maionese, sua antiga paixão. E é numa entrevista profissional que cruza com Roger Klotz, com quem disputa uma vaga em uma agência de publicidade. Além deles, aparecem também nomes como Skeeter Valentine e Sr. Dink, além de novos amigos, criados especialmente para o fan film conforme mostra o TRAILER disponibilizado no canal Raciocinerd, do YouTube.

O enredo deixa de lado questões escolares para lidar com dilemas mais maduros, como “relacionamento amorosos e familiares”. Em resumo, na tela será possível conferir “a história de Doug 15 anos após o desenho original, em sua fase adulta”.

Ainda que o tom colorido dos personagens tenha sido alterado por uma nova estética “baseada na vida real”, a essência continua. O figurino de Doug, por exemplo, sempre traz na parte superior peças brancas e verdes, mantendo uma bermuda marrom e um tênis do tipo All Star. 

Responsável pela Raciocinando Filmes e intérprete do protagonista, Nando Rodrigues promete ainda elenco com características físicas semelhantes aos personagens do desenho animado. “Todos têm experiência prévia na atuação e foram escalados com perfis muito próximos”, diz ele.

Fan film

‘Doug na Vida Adulta’ não é o primeiro fan film da Raciocinando Filmes, que em 2018 alcançou projeção nacional ao lançar ‘A Lenda de Fênix’, baseado no anime ‘Cavaleiros do Zodíaco’. Elogiada pela bela fotografia e efeitos especiais, a produtora repete a dose no novo projeto.

O público pode esperar por visuais interessantes e criativos em todo o longa-metragem, especialmente nos “flashbacks, lembranças e devaneios”. Nando Rodrigues conta, com o carinho de fã, que haverá destaque para o retorno do ‘Capitão Codorna’, herói criado pela mente inventiva do então pequeno Doug, nos anos 90.  O mesmo carinho está sendo empregado na trilha sonora, gravada por Philipe Antunes com base nas músicas originais do desenho.

Contrapartidas

Diretamente, ‘Doug na Vida Adulta’ está beneficiando 25 pessoas, todas profissionais da área cultural, como atores e figurinistas. Além deste impacto direto no setor, há apoio indireto para outras dezenas de agentes, como para os locais cedidos para as locações, todos de Mogi das Cruzes, cidade em que o projeto foi contemplado via edital da Lei Aldir Blanc. 

Dos R$ 15 mil líquidos disponibilizados ao projeto, 55% foram distribuídos entre a própria equipe de produção. Outros 20% para remuneração do elenco, 17% para gastos com produção e o restante para a compra de objetos, figurinos e equipamentos. 

Para a população de Mogi, o projeto ganha tom especial, já que é possível reconhecer locais como o Espaço Ler, o Colégio CWC, de Braz Cubas, e a agência A Fábrica Comunicação, que cederam suas instalações para as gravações, de acordo com as normas de segurança e distanciamento social em função da pandemia de Covid-19.

Ou seja, com recursos limitados, a Raciocinando Filmes produz um material de qualidade, com roteiro, atuação, efeitos especiais e edição profissionais. “Muitas pessoas não valorizam devidamente as produções de cinema, principalmente as independentes. O objetivo de fazer fan filmes, como ‘A Lenda de Fênix’ e agora um do ‘Doug’, é quebrar o preconceito, atingindo pessoas quem não iriam ver produções pequenas”, diz Nando Rodrigues, que comemora o reconhecimento e o repasse de recursos federais ao projeto.

“Essa verba é bem importante e sou muito grato. Em primeiro lugar, é uma premiação para a ‘Lenda de Fênix’, e depois permite uma nova produção, que dependia de verba para sair do papel”, finaliza ele.