Guararema -  Banner728x90 Guararema Mobile 320x50

Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes registra queda de 20% nas reclamações sobre transporte público em 2025

A redução nos índices de insatisfação é resultado de ações de fiscalização e melhorias no serviço, com novas unidades de ônibus e maior acessibilidade

Pedro Henrique

Publicado

há 5 horas

em

Mogi das Cruzes registra queda de 20% nas reclamações sobre transporte público em 2025

Divulgação/PMMC

O número de reclamações sobre o transporte público de Mogi das Cruzes caiu 20% no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. A redução, que representa 40 registros a menos, reflete o esforço da Prefeitura em melhorar o serviço e a experiência dos usuários.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, entre julho e setembro deste ano, foram registradas 162 reclamações, enquanto no mesmo período do ano passado o total foi de 202. Os usuários manifestaram insatisfações principalmente com horários, comportamento de motoristas, atrasos e questões relacionadas a itinerários. Os registros são feitos por meio do aplicativo Colab ou pelo telefone 0800 7730 194, e são analisados pela equipe da pasta para identificar pontos de melhoria.

Segundo o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama, a queda nas reclamações reflete uma série de ações implementadas desde o início do ano, como a intensificação da fiscalização do serviço. "Estamos ouvindo a população e entendendo as necessidades específicas de cada região, o que nos permite implementar mudanças eficazes no atendimento", afirmou Kamiyama.

Além disso, a cidade conta com uma frota de 223 ônibus, sendo 45 unidades entregues em março deste ano pela prefeita Mara Bertaiolli. Esses novos veículos são mais modernos, com menor impacto ambiental e oferecem maior acessibilidade para pessoas com deficiência, com espaços para cadeiras de rodas e para cães-guia. Todos os ônibus atendem 81 linhas e cobrem 107 bairros do município.

Outro avanço importante foi a implementação de fiscalização em tempo real. Agora, a Secretaria de Mobilidade consegue monitorar os trajetos dos ônibus por aplicativo, enquanto todos os veículos passam por vistorias periódicas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Além disso, a Prefeitura tem exigido que as concessionárias de ônibus invistam na capacitação contínua dos motoristas e demais funcionários, com o objetivo de garantir um atendimento mais qualificado e respeitoso aos passageiros.

Para contribuir com a melhoria contínua do serviço, os usuários podem fazer sugestões ou registrar reclamações por meio do aplicativo Colab ou pelo número 0800 7730 194. Ambos os canais são gratuitos e abertos a qualquer cidadão.

banner-onovo
EVVE BANNER