Mogi das Cruzes

Bairros de Mogi sofrem com pontos de inundação após intenso período de chuvas

Volume de chuva nas últimas 72 horas foi de 180 milímetros, que resultou num aumento do nível do Rio Tietê

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Bairros de Mogi sofrem com pontos de inundação após intenso período de chuvas

Nível do rio estava 20 centímetros acima do limite. Foto: Reprodução

Os bairros Mogilar, Rodeio e Ponta Grande, de Mogi das Cruzes, tiveram problemas com inundações devido ao aumento do nível das águas do Rio Tietê, que ocorreu após as chuvas que a região vem enfrentando nos últimos dias. 

Segundo a Prefeitura, é a primeira vez em mais de dez anos que a região volta a enfrentar problemas similares. Outros municípios que margeiam o rio, como Guarulhos, Itaquaquecetuba e São Paulo, também tiveram problemas com o aumento das águas.

Bairros seguem sendo monitorados pela Prefeitura. Foto: Reprodução

A estrutura de bombeamento de água segue em pleno funcionamento, entretanto, o grande volume de chuvas foi maior do que o suportado pela calha instalada no Rio Tietê: o limite é de 3,6m e, na manhã de hoje (30), estava em 3,80 m, 20 cm acima da capacidade comportada. Nas últimas 72 horas, o volume de chuvas foi de 180 milímetros.

“Vamos reforçar o pedido ao Estado para que faça com urgência o serviço de desassoreamento. Outros bairros foram afetados e também os estamos acompanhando”, escreveu o prefeito Caio Cunha, na descrição de um vídeo publicado no Instagram.

Em caso de alagamentos ou inundações, a Administração Municipal recomenda que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), pelo 153.