Guararema
Marcela Rabelo lança livro “Tempo Perdido” em Guararema
Obra com memórias familiares e imaginação, convidando o leitor a refletir sobre infância, escolhas e sonhos

A jovem autora Marcela Rabelo lançou em Guararema seu livro “Tempo Perdido”, já disponível em versão digital. A obra combina memórias familiares e ficção, conduzindo o leitor por uma narrativa que atravessa Guararema, São Paulo e Guarapuava e apresenta personagens cativantes como Dona Arabella, Dona Valentina, Seu José Américo, Seu Afonso e Rosita e Ruanito. Marcela explica que o título do livro tem dois significados: refere-se às escolhas que muitas pessoas adiam ou perdem tempo em não perseguir seus desejos e também ao tempo que não volta mais, quando os dias eram mais simples, cheios de brincadeiras, descobertas e contato com a natureza, longe das telas e da correria do mundo moderno. A narrativa convida o leitor a refletir sobre o passado, valorizar o presente e acreditar que nunca é tarde para perseguir sonhos e trilhar caminhos que realmente importam.
Segundo a autora, a história é uma mistura de 60% de experiências reais e 40% de imaginação, incluindo elementos afetivos e simbólicos como a estação de trem, o manjericão e os quatis ilustrados na capa, que carregam lembranças e memórias familiares. O narrador misterioso, criado como elemento de ficção, conecta as histórias e guia o leitor por esse universo de memórias e descobertas. “Tempo Perdido” trata de mudanças, escolhas e da importância de seguir aquilo que se deseja de verdade na vida, tornando a narrativa pessoal e ao mesmo tempo universal. Além de escritora, Marcela é professora da rede pública e estudante de Mestrado em Administração Pública, mostrando que a leitura e a escrita podem inspirar decisões, reflexão e expressão pessoal.
Com “Tempo Perdido”, Marcela oferece aos leitores uma obra emocionante e profunda, que mistura nostalgia, aprendizado e afeto. É uma leitura que nos lembra da força das pequenas histórias, do valor das memórias familiares e da capacidade de cada pessoa transformar seu próprio caminho, independente da idade ou do tempo que já passou.