Guararema

Cidade de Guararema aplica mais de 80% na agricultura familiar 

Guararema bate recorde na aplicação de recursos para a agricultura da cidade

Redação

Publicado

há 1 ano

em

Cidade de Guararema aplica  mais de 80% na agricultura familiar 

Foto: Comunicação/PMG

A Prefeitura de Guararema faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional aos alunos da educação básica. Em 2022, os recursos repassados pelo Governo Federal ao município para aquisição de gêneros alimentícios relacionados à merenda escolar foram aplicados massivamente em agricultura familiar, estabelecendo um recorde que vai além do que é exigido em lei.

Esta é uma escolha estratégica, já que este tipo de ação, além de estimular o desenvolvimento econômico e sustentável dos produtores locais, garante com qualidade o direito à alimentação e segurança nutricional dos quase quatro mil alunos que são atendidos pela Rede Municipal de Ensino desde os seis meses de idade.

A Legislação vigente (Lei nº 11.947, de 16/6/2009) determina que no mínimo 30% do valor repassado deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios vindos diretamente da agricultura familiar ou de suas organizações. Mas ao longo do último ano, a Secretaria Municipal de Educação de Guararema aplicou mais de 80% dos recursos repassados ao município pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em gêneros da agricultura familiar. 

Ou seja: Dos R$ 381.668,00 recebidos pela Prefeitura de Guararema, R$ 312.270,78 foram destinados à compra de verduras, legumes e frutas, vindos de produtores rurais individuais ou organizados em grupos e associações, em maioria do próprio município, com logística de entrega realizada pelos colaboradores do setor de alimentação escolar. São, portanto, 81,82% de investimento, o que significa um recorde para a cidade.

"Este grande avanço e evolução que tivemos na compra pública de gêneros oriundos da agricultura familiar no ano de 2022 é resultado da boa articulação entre os setores de agricultura, compras e Educação, juntamente com os agricultores familiares locais, e fruto de um trabalho crescente iniciado há oito anos”, ressalta Karina Carvalho Fernandes, nutricionista responsável técnica do Programa de Alimentação Escolar de Guararema.

Ela continua e define que a conquista, que envolve geração de emprego e renda e fortalece e diversifica a economia local “tem causado uma importante transformação na alimentação escolar do município ao promover uma alimentação mais saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, além do apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de alimentos diversificados, sazonais, produzidos em âmbito local”.