Guararema
Alesp aprova projeto que transforma Guararema em Estância Turística; o que muda para o município?
Cidade deixa categoria de Município de Interesse Turístico e passa a integrar grupo de 78 estâncias paulistas após mudança na legislação

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (3) o Projeto de Lei 1274/2025, que concede a Guararema o título de Estância Turística. A cidade, que até então integrava a relação de Municípios de Interesse Turístico (MITs), passa a ocupar um novo patamar no mapa turístico paulista.
A votação ocorreu durante sessão extraordinária e ampliou para 78 o total de estâncias no Estado. Além de Guararema, outras sete cidades também avançaram de categoria: Tatuí, Jaú, Botucatu, Sertãozinho, Buritama, Apiaí e Barra do Turvo.
O avanço só foi possível graças à aprovação simultânea do PL 1273/2025, que aumenta o limite de municípios aptos a receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur). O teto para estâncias e MITs será ampliado, garantindo espaço para novas classificações e, consequentemente, para mais investimentos no setor. Agora, as duas propostas seguem para análise e possível sanção do governador.
Impactos para o município
Com o novo status, Guararema passa a ter acesso a recursos mais robustos do Fumtur, destinados exclusivamente às estâncias. Esse aporte pode ser aplicado em ações como:
-
ampliação e modernização da infraestrutura turística;
-
revitalização de espaços públicos e criação de novos equipamentos culturais;
-
melhorias de acessibilidade e sinalização;
-
manutenção e qualificação de áreas naturais abertas à visitação.
A expectativa é de que o título fortaleça a economia local ao atrair mais visitantes e incrementar setores como hotelaria, gastronomia e comércio. O reconhecimento também eleva a visibilidade da cidade no cenário estadual e nacional, consolidando Guararema como um dos principais destinos turísticos do Alto Tietê.

















