Conversamos com Figueredo, Jessiane, Horacinho Vieira, Toninho, Zé Luiz e Natália Americano para saber suas expectativas caso sejam eleitos
Figueredo
Não tem como falar de 2020 sem citar a Covid-19, vírus que fez a população passar meses de quarentena, sem ver os seus familiares, e muitas vezes tendo problemas emocionais causados pela doença, a saudade de estar perto da família e das pessoas que amam. Perguntamos aos candidatos então, como pretendem lidar com esse vírus. ‘’A Covid-19 é um problema de saúde do mundo inteiro. O que precisamos fazer é envolver a comunidade para que a gente se previna, e aumente a fiscalização, o controle de acesso, não haja aglomeração nos pontos públicos, dentro dos comércios, que as pessoas usem máscara, que tenham álcool em gel e que façam a limpeza correta, para que a gente elimine esse risco de contágio’’, diz Figueredo. Quando questionado sobre o que pretende mudar na cidade para a segurança dos moradores, ele conta que ‘’ Caso for eleito, ele pensa que o prefeito já deveria ter tomado essa decisão, de que o serviço público jamais deveria ser fechado, teria que ser estendido, ter mais segurança para os funcionários, e ampliar o atendimento, pois o público em geral, a população, está sem atendimento nos postos de saúde, todo o serviço público está prejudicado, por tudo estar fechado, os serviços acumularam. Então tem muitas coisas que o município necessita para o andamento das coisas, precisamos ampliar o serviço público, e colocar mais próximo do cidadão, mais alternativas, e não diminuir a frota como acontece agora, isso sim gera aglomeração’’. Sobre a segurança e saúde dos moradores, o que precisamos fazer de imediato é o teste geral. O tanto que foi gasto até agora, e nada foi feito, a necessidade é fazer um teste em massa, para saber como está nossa situação''. O candidato fala ainda sobre o período pós pandemia ‘’ O período pós pandemia, já estamos vivendo, apesar os números, teve queda nos países, e já começaram a subir de novo, por conta do relaxamento, a precaução de usar máscara e álcool em gel vai ser por um longo tempo, então precisamos nos adaptar a isso, e precisamos sentar e entender a situação das pessoas e ajuda-las'’. E, sobre a retomada das atividades de Guararema ‘’ Sim, Guararema já voltou praticamente todas as atividades, menos os serviços públicos. O serviço público continua parado, então precisamos retornar as atividades normalmente com toda precaução, para que tenhamos segurança, mas retornar’’.
Horacinho Vieira
Horacinho Vieira relata que para lidar com esse vírus ‘’ Preliminarmente, é preciso ter em mãos as análises e diretrizes emanadas pelas agências de saúde estaduais e federais elaboradas pelo estudo do progresso (ou retrocesso) do contágio no país e no mundo. Então, deveremos seguir acompanhando, com atenção e carinho, a evolução nos diversos bairros do município para que possamos determinar os protocolos a serem seguidos. Os requisitos e protocolos de saúde devem atender ao objetivo maior de salvaguardar, preservar ao máximo a saúde de todos nossos munícipes, principalmente aqueles que são do grupo de risco, determinando que cada bairro tenha tanto a sua linha direta com a secretária de saúde, bem como atendimento e direcionamento imediato de um médico, equipe até a residência que requisitou o serviço para uma avaliação dedicada para o bem-estar do provável contagiado e de seus familiares. O acompanhamento aos familiares é fundamental e devemos fornecer suporte necessário para que eles superem essa fase de internação/ quarentena sabendo que há uma estrutura municipal dando-lhes todo o apoio necessário. Quanto ao atendimento ao lar, as orientações dos profissionais de saúde devem ser observadas e até que uma vacina eficaz seja produzida e a questão da Covid-19 seja erradicada, a saúde e a comodidade virá sempre em primeiro lugar’’. E conta ainda que ‘’ Enquanto não houver a comprovação de uma vacina eficaz contra a Covid-19, a vida do ser humano não pode ser um ‘’joguete’’ político ou fato oportunista em momento eleitoral. A segurança a vida dos munícipes deve ser primordial em qualquer administração. Portanto, as mudanças necessárias a serem adotadas não deverão vir de ‘’achismos’’ eleitoreiros’’.
Diz que ‘’ De reconstrução, fé, coragem, resiliência, trabalho e consciência de que todos precisamos uns dos outros e que a vida do ser humano não deve ser leiloada em contratos de concessões, convênios e outros absurdos que vimos no Brasil a fora através dos atos cometidos de forma irresponsável pelos poderes responsáveis constituídos. Venceremos todas as batalhas da indiferença social e sairemos fortalecidos, tenho fé que o sentimento de humanidade vencerá, eu creio no ser humano’’
Zé Luiz
Zé Luiz, 59 anos, candidato a prefeito, arquiteto e urbanista relata que ‘’Acredito que o prefeito Adriano Leite fez um excelente trabalho e foi muito ágil ao tomar as primeiras medidas de proteção, como implantação de um centro de atendimento dedicado a Covid-19, contratação de UTI, suspensão das atividades em grupo, barreiras sanitárias, entre outras’’
O candidato relatou ainda sobre as suas propostas de candidatura e objetivos de mudanças na cidade, ‘’Sendo eleito, até que haja vacina disponível para todos, tudo que fizermos será pensando em manter a saúde da população e nos adequarmos a este novo momento que vivemos’’.
‘’Acredito que será importante rever alguns aspectos e, em conjunto com a equipe, aperfeiçoar alguns procedimentos de modo a melhorar e garantir que serviços e atendimentos estejam sempre dentro dos parâmetros estabelecidos pelos órgãos de saúde, além de reforçar e implementar cada vez mais campanhas de prevenção, auto cuidado e sensibilização da população’’, diz sobre as melhorias que deseja proporcionar a cidade.
Quando questionado sobre como imagina que será o período pós pandemia, fala que ‘’Muita coisa já mudou neste ano, estamos aprendendo a lidar com essa nova realidade. Acredito que só nos sentiremos 100% seguros com relação à Covid-19 quando tivermos vacinas disponíveis para todos, ainda assim, nada será como antes. Precisamos aproveitar este momento como um grande aprendizado. Aprender a ser mais gentil e cordial com as pessoas, pois nunca sabemos o que cada um está passando, aprender a ser mais cuidadosos conosco, com os nossos hábitos e higiene, aprender a valorizar mais cada fração de segundo das nossas vidas, apreciar mais a companhia dos nossos familiares, amigos e outras lições importantes que levaremos para sempre’’.
Sobre a retomada das atividades normalmente em Guararema e a cidade estar pronta ou não para isso, Zé diz que ‘’Isso é algo que não cabe ao prefeito definir e sim aos médicos e autoridades sanitárias. Tudo que foi feito até o momento teve como base as determinações do governo do estado, tudo pautado pela Medicina e pela Ciência. É assim que pretendemos seguir, de acordo com o que dizem os especialistas’’.
Natália Americano
Natália Americano, 46 anos, arquiteta e candidata, acredita que ‘’A Covid-19 é um problema não só de Guararema, mas um problema mundial. Iremos intensificar as campanhas de precaução e cuidados de proteção contra o vírus. Reequipar a Santa Casa com mais leitos de UTI, intensificar o programa de Saúde da família nos bairros mais afastados, e promover encontros de Saúde na educação para integrar as campanhas de vacinação. Além disso, buscar alternativas econômicas para a sustentabilidade da cidade, intensificando o eco turismo e o turismo rural’’
A candidata relata que no período pós-pandemia, ‘’Vamos buscar rapidamente imunizar a população local, assim que a vacina for comprovadamente liberada. Assinar convênios com os governos estaduais e federais para buscar recursos de fundos perdidos para injetar incentivos ao fortalecimento do comércio da nossa cidade, fazer que A Associação Comercial tenha voz não somente na área central da cidade, mas também nos bairros mais afastados’’.
Sobre os seus objetivos e mudanças que pretende implantar na cidade, Natália diz que ‘’Em relação à saúde dos moradores, estabelecer normas rígidas de combate à dissimulação do vírus. Criar um calendário escolar híbrido alternando aulas presenciais e através de vídeo aulas, criar um programa de acesso à internet com preço subsidiado para novos assinantes, promover maior acesso aos bairros mais afastados da cidade, promover recursos para fornecer PC a preço de custo aos alunos’’.
Destaca ainda a sua opinião sobre a retomada das atividades normalmente, e as prioridades do momento ‘’Guararema ainda tem um caminho árduo para retomada total. A urgência é atrair novas indústrias de porte pequeno e médio para oxigenar a economia a cidade. Fazer um plano de reviravolta do atual cenário turístico da cidade, incentivando abertura de novos meios de hospedagem, de novos atrativos turísticos e descentralizando o turismo, e mostrando o que há de oculto nas estradas rurais. Sem garantia de emprego, renda e novas oportunidades de trabalho o município fica dependente de royalts e verbas de empresas que num cenário mais otimista não terão fôlego para gerar receita para as próximas décadas’’, finaliza.
Pastora Jessiane
Jessiane, pastora, publicitária e candidata a prefeita, relata que ‘’Além de todos os cuidados necessários como álcool em gel e máscaras de proteção, ainda quero descentralizar o atendimento levando para os bairros também, eu quero trazer imediatamente o equipamento de tomografia para evitar que as pessoas se desloquem para fora, evitando de fato contrair o vírus. Com certeza, o meu maior plano de governo é na saúde, quero trazer todos os outros aparelhos, tomografia, ressonância magnética, mamografia, endoscopia, ultrassonografia e outros aparelhos de exames, também para evitar o sofrimento do povo, que saem tarde esperando por atendimentos, evitando assim estarem aglomerados em hospitais. Também quero trazer com muita urgência o tratamento de hemodiálise de câncer, também com os equipamentos de quimioterapia e radioterapia, para estar sendo feito no nosso município’’.
Nas mudanças da cidade, a candidata diz que ‘’Todos os comércios terão álcool em gel na entrada mesmo após pandemia. A nossa equipe irá orientar em relação à limpeza e cuidado com os locais para a população ter um atendimento seguro e de melhor qualidade’’.
Sobre o momento pós pandemia, Jessiane diz que ‘’Guararema está pronta para retomar as atividades com o apoio do poder público, vamos buscar gerar economia e empregos necessários para a cidade’’
A Publicitária concorda com a retomada das atividades, e conta sobre os seus objetivos ‘’Sim, com certeza. Quero automaticamente por ser uma cidade turística, abrir na praça dos artesanatos tendas de alimentação na praça inteira para que possamos atender os turistas, mas principalmente o objetivo é gerar empregos para os pequenos empreendedores na cidade. Quero abrir de imediato o mercadão municipal, que a anos está fechado e é oportunidade para muitos, para quem produz legumes e verduras, e abrir oportunidades para várias outras pessoas que queiram um espaço no mercadão, para venda dos seus produtos assim gerando empregos imediatamente, pois a Covid-19 gerou muito desemprego’’. Ressalta que ‘’Se eleita, acredito que o CESAP (Centro de Especialidades de Saúde e Apoio a População) tem que voltar a funcionar com os médicos sim, porque as pessoas estão pagando por consultas particulares fora sem ter condições, por isso tem que voltar. Se abriram os comércios, abriram a entrada de turistas na cidade, porque os médicos não podem voltar a atender as pessoas que precisam na saúde? Então, sou a favor sim ao retorno dos atendimentos’’.
Toninho
Antônio Carlos Borges, mais conhecido como Toninho, pai de quatro filhos, avô de dois, se considera uma pessoa simples, que gosta de trabalhar, e vive pela população, é candidato e conta que acredita que ‘’Todos os protocolos de higienização e distanciamento social e as regras (comércio, indústria e serviços) serão mantidos até que toda a população esteja vacinada e o perigo estiver afastado’’.
Toninho deixa sempre claro que prefere agir a somente falar, e a sua decisão de ser pré-candidato foi para fazer a diferença na cidade de Guararema. Ele quer liberdade para os comerciantes e a população em geral, e por acreditar que Guararema é diferente das outras cidades, pelas pessoas que moram aqui, tomou essa decisão de representá-las. Os seus objetivos são aprimorar condições de vida e conforto aos bairros, proporcionar uma vida melhor a todos os moradores, e bem-estar àqueles que já vivem aqui por anos.
Se eleito, as suas metas principais e melhorias que quer alcançar na cidade são ‘’Aumentar a fiscalização educativa dos cidadãos que insistem em não usar máscara, ou a utilizam de maneira inadequada, a correta utilização do álcool em gel e a manutenção do distanciamento correto de outras pessoas, evitando-se aglomerações. Fazer a gestão com as entidades financeiras, e apoiar as medidas compactuadas, para a diminuição das filas, e cuidar melhor dos idosos que as frequentam’’, diz Toninho, que deixa claro que acredita na importância do uso correto de máscaras e cuidados com a higienização.
Quando questionado sobre como imagina que seja o período pós pandemia na cidade de Guararema, se as atividades retornarão normalmente ou não, ele relata-nos que ‘’Após a vacinação em massa, podemos observar a diminuição das infecções ligadas ao vírus e bactérias (H1N1, pneumonia, conjuntivites, resfriados e entre outros) como resultado de bons hábitos higiênicos adquiridos durante a pandemia da Covid-19'’.
Evidencia que ‘’Guararema estará pronta para retornar todas as atividades normalmente, após a vacinação dos guararemenses e dos turistas que aqui frequentam’’, assim concluindo que precisamos de uma vacina antes de retornar a nossa rotina como era normalmente, antes da pandemia.