Guararema

Fundo Social de Guararema atende o dobro de famílias durante a pandemia

Desde março as ações realizadas pela organização foram todas direcionadas para a prevenção ao Covid-19

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 3 anos

em

Fundo Social de Guararema atende o dobro de famílias durante a pandemia

Prefeitura Municipal de Guararema

Desde março as ações realizadas pela organização foram todas direcionadas para a prevenção ao Covid-19

Um dos polos de apoio ao cidadão guararemense é o Fundo Social de Solidariedade Municipal, que atua oferecendo assistência integral aos cidadãos, com autossuficiência, autoestima e dignidade, e em época de pandemia, isso não seria diferente. Devido a disseminação de Covid-19, atualmente, o Fundo Social está trabalhando de forma interna, no entanto, continua realizando seus trabalhos de atendimento aos necessitados, sendo alguns deles, o desenvolvimento de projetos voltados para pessoas que sofrem dificuldades financeiras por causa da crise econômica causada pela quarentena, a montagem de cestas básicas contendo também produtos de higienização para famílias carentes, o projeto “Inverno Solidário” que arrecada cobertores para o inverno, além da confecção de máscaras de proteção descartáveis e de tecido.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Leite, explica que a doação das máscaras tiveram um papel fundamental para o atendimento da população em vulnerabilidade social, já que em parceria com a Vigilância em Saúde, os itens de proteção individual estão sendo entregues para os que não tinham como se prevenir da doença. “As campanhas do Fundo Social mesmo nós abortamos praticamente todas e mudamos a direção a organização para a questão do Covid-19”, afirma Vanessa Leite.
O trabalho durante a pandemia foi descrito como difícil e com grandes desafios relacionados ao medo da contaminação do coronavírus pela equipe e aos assistidos: “graças a Deus e todas as medidas de segurança que o município adotou tem sido tranquilo, nossa equipe é pequena e reduzida, mas não tivemos nenhum caso que pudesse atrapalhar o trabalho”.
Sobre a importância do Fundo Social para a população guararemense, Vanessa diz que é justamente o assistencialismo proporcionado, que em outros anos era feito por meio de cursos profissionalizantes e outras iniciativas voltadas para o cuidado do cidadão. “Hoje o Fundo Social atende em média 100 famílias, que são respaldadas de três a seis meses, sendo avaliadas com uma assistente social. Durante a pandemia óbvio que que esse número dobrou, chegamos entre 200 a 250 famílias, e de forma muitas vezes esporádicas, mas 100 famílias são atendidas mensalmente por no mínimo três meses, sendo reavaliadas para poder serem assistidas por mais três meses”, completa a presidente.
A intenção é fazer com que as pessoas que precisam de ajuda ganhem ferramentas de capacitação para depois serem reinseridas no mercado de trabalho, uma iniciativa feita em conjunto com o Balcão de Empregos, proporcionando atenção única para todos.
O Fundo Social de Solidariedade de Guararema fica localizado na Rua Dona Laurinda, 193 – Centro de Guararema, funcionado das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone: (11) 4693-1286.


 

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.