Geral

Relembre as inovações que Elizabeth II trouxe à monarquia

Em 70 anos de reinado, a rainha trouxe mudanças ao Palácio de Buckingham, abrindo as portas para a chegada da TV e da Internet

Fabrício Mello

Publicado

há 1 ano

em

Relembre as inovações que Elizabeth II trouxe à monarquia

Divulgação

A rainha Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira (8), mas deixou para trás um legado de mudanças na coroa britânica. Ao longo dos seus quase 100 anos de vida, a rainha sempre buscou as inovações: a primeira delas logo no início do seu reinado, quando sua coroação foi a primeira a ser transmitida pela TV, em 1953.

Dando continuidade a sua trajetória próxima à tecnologia, em 1957, ela gravou sua primeira transmissão televisionada quando fez o tradicional discurso de Natal.

Já em 1976, Elizabeth foi a primeira monarca a enviar um e-mail, não pela internet que conhecemos hoje, mas pela ARPANET. A conexão havia sido disponibilizada por um centro de pesquisa de telecomunicações da Inglaterra que existia na época.

E, em 1997, o site http://www.royal.gov.uk/ (atualmente https://www.royal.uk/) se tornou a primeira plataforma on-line da família real britânica. 

Já no início dos anos 2000, mais precisamente em 2006, a rainha foi pioneira a registrar o seu discurso de Natal em uma mídia de áudio e, eventualmente, transferida para a rede. Esse formato se assemelhou a algo que só foi ganhar popularidade anos depois: os podcasts.

Um pouco mais adiante, em 2014, Elizabeth II deu seus primeiros passos nas redes sociais, começando pelo Twitter. Entretanto, existe uma regra que proíbe os membros da família real britânica de ter contas pessoais em redes sociais, mas a monarca conseguiu burlar a regra com um perfil unificado: o @TheRoyalFamily.

Em 2019, a monarca estreou no Instagram, mantendo o mesmo perfil unificado. A postagem foi a foto de uma carta destinada a seu tataravô, o príncipe Albert.

Por fim, em 2020, a rainha teve de se adaptar por conta do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. Para cumprir com seus deveres públicos, Elizabeth II se adaptou e realizou a sua primeira videoconferência oficial pelo Zoom, em junho.