Mogi das Cruzes

Prefeitura de Mogi inicia operação com drones para combater a dengue

Prefeitura lança ação com drones para aplicar larvicida em locais de difícil acesso e prevenir surtos de dengue, zika e chikungunya

Pedro Henrique

Publicado

há 3 horas

em

Prefeitura de Mogi inicia operação com drones para combater a dengue

Fernando Frazão/Agência Brasil

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta sexta-feira (16/5) uma ação inovadora no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com o uso de drones, a operação permitirá a aplicação de larvicidas em locais de difícil acesso e grandes reservatórios 
de água.

A primeira ação foi realizada na Vila Suíssa, na esquina das ruas Pedro Genovês com José Veríssimo, e contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, do vice-prefeito Téo Cusatis, além de profissionais e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar.

A secretária da pasta, Rebeca Barufi, destacou que a iniciativa reforça o controle do mosquito durante o período de temperaturas mais baixas, atuando de forma preventiva para evitar grandes infestações nos meses mais quentes. “É um avanço importante na forma como cuidamos da saúde pública, especialmente em um momento em que diversas regiões do país enfrentam surtos da doença”, afirmou.

O uso de drones representa uma mudança significativa na estratégia de combate, permitindo uma aplicação mais precisa e rápida dos produtos químicos, sobretudo em áreas extensas, de difícil acesso ou que apresentem risco para atuação direta das equipes. Segundo o diretor do Departamento Municipal de Vigilância em Saúde, Jefferson Renan de Araújo Leite, isso torna o processo mais eficiente, seguro e abrangente.

A operação será estendida a outros bairros com registros mais altos de arboviroses, como Mogi Moderno, Vila Cintra e Vila Oliveira. Embora o mosquito seja mais ativo em temperaturas elevadas, o trabalho de prevenção ocorre durante todo o ano em Mogi, inclusive no inverno, para reduzir as chances de surtos na primavera e no verão.

Além da ação com drones, a Prefeitura realiza a entrega de repelentes para gestantes em acompanhamento pré-natal nas unidades de saúde do município. Outra frente de atuação são os brigadistas — servidores e colaboradores que atuam em cerca de 500 prédios públicos municipais com ações rotineiras de prevenção à dengue.

Até o momento, Mogi das Cruzes registrou 182 casos confirmados de dengue em 2025, sem nenhum óbito. A vacinação segue disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades do Programa Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30 — ou até 18h30 nas unidades com horário estendido.

banner-onovo
EVVE BANNER