Mogi das Cruzes

Carreta da mamografia percorre bairros em Mogi

Ação do Outubro Rosa oferece exames gratuitos e levará atendimento a diversos bairros de Mogi das Cruzes durante esse mês

Pedro Henrique

Publicado

há 3 horas

em

Carreta da mamografia percorre bairros em Mogi

Divulgação/PMMC

A campanha foi oficialmente aberta na quarta-feira (1º), em cerimônia na Prefeitura com a presença da prefeita Mara Bertaiolli e do vice-prefeito Téo Cusatis. Logo após o evento, a carreta iniciou os atendimentos no estacionamento da sede da administração municipal e desde então tem percorrido pontos estratégicos para ampliar o acesso das mulheres ao exame, essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Após passar pelo centro da cidade, a unidade móvel de saúde visitará bairros como Botujuru, Pró-Hiper, Parque Airton Nogueira (durante o programa Rua+Feliz, no dia 12), Sabaúna, Cocuera, Jardim Margarida, Chácara Guanabara, Biritiba Ussú, Taiaçupeba, Oropó e Cezar de Souza, até o fim de outubro. Em cada local, a carreta realizará cerca de 50 exames por dia, totalizando cerca de mil atendimentos no mês.

Além da mamografia, a equipe do Consultório na Rua participará de parte da programação, oferecendo coleta de Papanicolau, exceto nos dias em que houver ações paralelas do Outubro Rosa em outros pontos da cidade.

A rede municipal de saúde realiza, em média, 1.564 mamografias por mês. Durante o Outubro Rosa, esse número deve mais que dobrar, ultrapassando 3 mil atendimentos. Além da carreta, a Unidade Clínica Ambulatorial (UNICA) de Jundiapeba fará 220 exames e a Santa Casa de Mogi das Cruzes, por meio de convênio, oferecerá outros 300.

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, afirma que a ação fortalece a rede de cuidados da cidade. “Em janeiro, havia fila de espera de 3 mil mamografias. Nos últimos meses conseguimos reduzir drasticamente esse número. Hoje temos mais oferta do que demanda, o que mostra o compromisso da Prefeitura em garantir acesso rápido e de qualidade. O Outubro Rosa reforça essa rede de cuidado, incentivando as mulheres a priorizarem a prevenção”, destaca.

Além da carreta, as ações do Outubro Rosa incluem atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Saúde da Família (USFs), com rodas de conversa, exames preventivos em livre demanda e solicitação de mamografias para quem não puder ir à unidade móvel. Em UBSs com horário estendido, como as do Alto do Ipiranga, Vila Suíssa, Jardim Santa Tereza e a USF Nova Jundiapeba, também haverá testes rápidos de ISTs, vacinação contra HPV (para jovens de 9 a 19 anos) e atendimento odontológico.

A programação especial do Outubro Rosa inclui ainda a campanha “Vista Rosa”, no dia 17, com servidores da Prefeitura usando rosa; o Aulão de Dança Inclusiva no dia 24, no Largo do Rosário, com concentração às 17h30 e início às 19h; e ações do Fundo Social, como arrecadação de lenços e leite em pó e a entrega de 200 buquês de flores nas unidades que atendem pacientes oncológicos, a partir do dia 9.

banner-onovo
EVVE BANNER