São Paulo cria programa para estimular ações empreendedoras

SP+Consórcios pretende valorizar organizações que lidam diariamente com limitações orçamentárias e operacionais

Governo do Estado de São Paulo

Foi anunciada nesta quarta-feira, dia 30, a criação do SP+Consórcios, plano que estimula ações empreendedoras em todo o estado de São Paulo. A iniciativa é integrada pelas Secretarias Estaduais e órgãos da administração indireta, em parceria com o Sebrae SP, que contratou 120 consultores para auxiliar gestores públicos municipais e os consórcios.

O programa pretende valorizar organizações que lidam diariamente com limitações orçamentárias e operacionais, para que promovam o desenvolvimento local, apoiando os pequenos empreendedores e as parcerias entre prefeituras. “Nós já temos 21 consórcios de múltiplas finalidades e 38 com finalidade única, que englobam 468 municípios dos 645 que temos no Estado. Juntos podemos fazer mais”, afirmou o governador João Doria.

O Governo do Estado de São Paulo explica que alguns dos benefícios aos municípios participantes serão: consultorias gratuitas, revisão do código de obras e alvarás de construção, compras públicas consorciadas, elaboração de projetos para captação de recursos e gestão de resíduos para consórcios.

“A iniciativa engaja a gestão pública e as lideranças locais e regionais no desenvolvimento integrado. Por meio dos consórcios, cada município ampliará o acesso às políticas públicas estaduais de melhoria de serviços aos cidadãos, geração de emprego e renda, cultura empreendedora e, principalmente, incremento da qualidade de vida”, enfatizou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.