Daniel Ruziska

Que tipo de terra você é

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 4 anos

em

Que tipo de terra você é

Lucas 8:5 Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. 6 Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. 7 Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. 8 Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.9 E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? 10 Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam.11 Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus.12 A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.

 

13 A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, creem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.14 A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. 15 A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.Vamos fazer um analise deste texto com nossos dias atuais.

 

O semeador saiu para semear e ele não escolheu a terra. Ele semeou em todas as terras. Podemos observar que algumas sementes caem a beira da estrada e são pisoteadas e as aves do céu vem e comem. E outras caem em terra de pedras, outras em terras com espinhos e uma parte em terra boa.  Já entendemos aqui que as sementes são a Palavra de Deus, ou seja, a Bíblia é um saco de sementes a serem semeadas na vida do povo. Quando alguém nos fala das Sagradas Escrituras ele está semeando a Palavra de Deus em nossa vida, ele é o semeador. Agora o que eu preciso entender é que tipo de terra eu sou.

 

O semeador semeia em todos os tipos de terra por igual. Quem vai fazer a diferença será a terra. Que tipo de terra você é? Você é uma terra fértil ou uma beira de estrada? Você é uma terra fértil ou uma terra com pedras? Você é uma terra fértil ou uma terra de espinhos? Ou você é uma terra boa onde a Palavra de Deus está encontrando lugar para crescer e se desenvolver? Vamos pensar um pouco: Deus tem semeado a sua Palavra através da Bíblia. Como temos recebido essas sementes de Deus? Colocamos Deus em primeiro lugar em nossas vidas? Jesus nos ensina isso em Mateus 6:36 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Para isto ocorrer precisamos preparar nosso coração, nossa vida. Tirar os caminhos errados, as pedras os espinhos, adubar e preparar a nossa terra para receber a semente da Palavra de Deus e assim sermos produtivos no seu Reino.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.