Daniel Ruziska

Pai: herói em extinção

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 6 meses

em

Pai: herói em extinção

Foto: Reprodução

Todos nós quando pequenos e começando a discernir as coisas à nossa volta, enxergamos na pessoa do pai um herói: um homem com poderes para nos defender de todo tipo de mal ou coisa ruim que possa nos acontecer. Mas, infelizmente, tudo isso está sendo atacado por um inimigo invisível, e a figura do herói defensor do mal e das coisas ruins que nos cercam está cada dia menos presente nos campos de batalha(lares).

Essa ausência do herói nos lares já é perceptível a olho nu. Um terço da população brasileira não tem o nome do pai em sua certidão de nascimento e/ou em sua carteira de identidade. Um outro terço da população tem seus pais envolvidos com alcoolismo, drogas, marginalidade, estão encarcerados ou são fugitivos da justiça, sem contar os divorciados e separados que também não estão presentes.

Isso é alarmante, difícil de ouvir, de falar e, principalmente, de expor numa coluna de um jornal conceituado como este. Corremos o risco de muitos “mimimis” por parte daqueles que trabalham em prol da extinção da família tradicional e bíblica. Mas, esta é uma realidade que tem nos assustando, e cresce sem uma solução visível - pelo menos aos nossos olhos. Porque, aos olhos de Deus, a solução já está definida, nós precisamos apenas tomar posse.

Em Deuteronômio 28, 1-2, o Senhor Deus nos convida a termos o cuidado de obedecer aos seus mandamentos e Ele nos exaltará sobre todas as nações e virão sobre nós e nos alcançarão muitas bênçãos. Não é isso que tem acontecido, temos desobedecido constantemente as instruções de Deus em Sua Palavra e temos pagado um preço alto por isso, mas a Paternidade Presente tem ganhado destaque.

Eu gostaria de estar escrevendo outro texto, com muitos elogios e congratulações aos pais, mas estaria sendo hipócrita ou conivente com este mal que já nos atingiu. Não posso também deixar de expor tudo isso para que a nossa atenção seja despertada para uma realidade que nos cerca e que tenta passar desapercebida.

Dou graças a Deus por um outro terço da população brasileira em que os pais estão presentes e ainda preservam a imagem do herói protetor dentro da estrutura familiar criada por Deus. Quero parabenizar cada um desses homens: pais heróis da nossa infância, adolescência, juventude e maturidade. Que o Senhor Deus nos dê discernimento e autoridade para lutar e preservar esse Herói Consagrado.

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.