Daniel Ruziska

Amor incondicional

Pr. Daniel Ruziska

Publicado

há 3 anos

em

Amor incondicional

“Chegada a tarde, pôs-se Ele à mesa com os doze discípulos.” (Mateus 26:20)

Vamos entender aqui que nós sentamos à mesa para comer com pessoas amigas… íntimas, ou coisas assim, não é mesmo? E, normalmente, em datas especiais como aniversários, casamentos, comemorações e celebrações de datas festivas. Aqui, Jesus sentou-se à mesa com seus discípulos para celebrarem a Páscoa dos Judeus. Esses homens que estavam à mesa com Jesus eram escolhidos por Ele como os melhores para estabelecer a sua igreja aqui na terra. Mas, mesmo assim, ali estava Judas sentado à mesa e logo depois se levantaria para ir ter com os sacerdotes e trair Jesus.

Também estava Pedro, que, nesta mesma noite, negaria Jesus por três vezes. Estavam Tiago e João, que, junto com Pedro, vão ao Getsêmani orar com Jesus e, por três vezes, durante o período de oração, dormem como se aquele momento não fosse importante (Mt. 20:43-45).

No momento da prisão de Jesus, Pedro teve uma reação violenta desembainhando sua espada e agredindo um dos soldados, cortando-lhe a orelha.  Mas essa reação não foi a melhor defesa para com Jesus. Pois, a partir do momento em que Jesus é preso, todos os discípulos se espalham, fogem, ninguém se posiciona a favor Dele. Nem mesmo Pedro, que passou a segui-lo de longe para ver o fim. Quando questionado como sendo um dos amigos de Jesus, diz e até jura que não o conhece.

Mas Jesus, mesmo assim, amou-o e perdoou seus pecados, suas traições e mentiras.  O amor de Jesus não impõe condições.  Mesmo quando uma multidão, que havia comido do seu pão, recebido curas, milagres estivesse agora gritando: crucifica-o. 

Esta declaração do amor de Jesus nos conduz a pensar que mesmo entre os mais íntimos dos nossos amigos, que se assentam à mesa conosco, não podemos esperar muito. Estamos sujeitos a decepções, traições e abandono, mas não podemos nos prender a isso. Jesus amou essas pessoas mesmo assim. Este é o amor incondicional que devemos desenvolver para sermos exemplo de Jesus Cristo na terra.

Pode até parecer difícil, mas não impossível. Todos os dias devemos nos lembrar desse amor incondicional e nos desviarmos das condições que impomos para amar alguém. Seja um exemplo desse amor para as pessoas da sua convivência.

 

Daniel Ruziska é um homem de 62 anos, que se formou em administração e atuou por 20 anos em supervisão industrial. Empresário na área de seguros, cursou seminário teológico pela igreja presbiteriana, líder e ministro de vários cursos pela Universidade da família de Pompéia, com especialização em aconselhamento. Daniel é pastor presidente da Igreja Bíblica Cristã há 18 anos, membro da diretoria do Compeg de Guararema.