Convidado da Semana
Balanço de 2023: Selic em queda e o novo MCMV
Na reta final de 2023, iniciamos a projeção para o ano que vem, e devemos levar em consideração as mudanças que tivemos neste ano no mercado imobiliário.
A taxa Selic vem de quedas consecutivas em três reuniões do COPOM; sendo, hoje, 11,75 %. Temos como consequência que as taxas de financiamento bancárias estão/ficarão mais baratas. A previsão é manter a mesma no final deste ano.
Aliando-se à queda da Selic neste balanço positivo - tanto para esse ano que se encerra, quanto para o que projetamos para o ano que virá -, está o programa “Minha Casa, Minha Vida”, que não só voltou este ano, mas voltou melhor: menores taxas e maiores valores de imóveis alavancaram o financiamento da CAIXA, motivando as incorporadoras a investirem mais no setor. Esperamos mais redução nas taxas de juros e um aumento no teto salarial do programa para atender famílias de classe média ano que vem.
Com base nas mudanças que ocorreram, podemos concluir que em 2024 o mercado imobiliário estará mais aquecido e movimentando a economia nacional.
Rafael Donizete é corretor de imóveis em Mogi das Cruzes e formado na Escola Técnica da Lapa.