Conexão Esportiva

João Victor Marcari Oliva bate recordes para o Adestramento brasileiro na Espanha

Momento Equestre

Pedro Rebouças

Publicado

há 2 anos

em

João Victor Marcari Oliva bate recordes para o Adestramento brasileiro na Espanha

Foto: Campline Horses

O cavaleiro João Victor Marcari Oliva, filho da rainha Hortência do basquete, segue conquistando resultados expressivos para o Adestramento brasileiro. Recentemente, o jovem atleta paulista apresentou um desempenho de alto nível no Concurso de Dressage Internacional “Andalucía deja Huella”, realizado entre os dias 19 e 26 março, na cidade de Jerez de La Frontera, na região espanhola da Andaluzia.

Formando conjunto com o puro sangue lusitano Escorial Horsecampline, João Victor obteve uma nota média final de 74% no Grand Prix disputado nessa quinta-feira (24), na pista da Real Escola Andaluza de Arte Equestre. Dessa maneira, além de subir ao lugar mais alto do pódio da competição, o atleta brasileiro registrou o melhor resultado do Brasil no circuito internacional de Hipismo Adestramento, batendo o próprio recorde que estabelecera no sábado anterior (19) ao vencer o primeiro Grand Prix da programação do torneio ibérico com a marca de 72,696%.

O GP dessa quinta-feira (24) teve a participação de 21 competidores de seis países, entre os quais estavam vários cavaleiros olímpicos. Na avaliação individual dos cinco juízes da competição, os três jurados FEI5* atribuíram para o conjunto brasileiro notas acima de 74%: o alemão Gotthilf Riexinger (75,109%), o holandês Eduard De Wolff Van Westerrode (74,565%) e o dinamarquês Leif Toernblad (74,348%). Já os juízes FEI4* Mariano Santos Redondo, da Espanha, e Marietta Almasy, da França, foram mais exigentes, atribuindo respectivamente 73,043% e 72,935%.

João Victor e Escorial obtiveram ainda o terceiro lugar do GP Freestyle, realizado no domingo 20 de março. Nessa prova, com coreografia livre e música, a nota média final do conjunto foi de 75,095%, mais um recorde dentro do cenário hípico brasileiro, superando os 74,275% de Mauro Pereira Junior e Tulum Comando SN nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México, em 2011.

Agora, o cavaleiro paulista de 25 anos, radicado em Portugal e representante do exército brasileiro, busca consolidar sua vaga no Time Brasil para o Campeonato Mundial de Dressage/Adestramento, previsto para acontecer entre 6 e 10 de agosto em Herning, na Dinamarca. (Com informações adicionais de Rute Araujo).

Jornalista especializado no segmento equestre, escreve sobre as principais notícias do hipismo regional e nacional. Com passagens por publicações como as revistas Cavalos, Helvetia Polo International e Equest, é desde 2009 editor da revista Mangalarga. Possui ainda uma longa carreira na área de assessoria de imprensa, já tem sido responsável pela comunicação de grandes eventos do setor, como a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, o Campeonato Panamericano de Enduro Equestre, o Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre, o Campeonato Paulista de Enduro Equestre, a Copa de Marcha Mangalarga, o Leilão Tarlim Mangalarga e o Leilão Genética de Campeões do Cavalo Lusitano. Também é o responsável pela coluna Momento Equestre, veiculada pelo programa Conexão Esportiva, da Rádio Metropolitana.