Nacional

Brasileiros fazem bonito no Torneio de Doha

Momento Equestre

Pedro Rebouças

Publicado

há 2 anos

em

Brasileiros fazem bonito no Torneio de Doha

Crédito da foto: CHI Al Shaqab

Os cavaleiros brasileiros fizeram bonito no Concurso Hípico Internacional de Doha, no Quatar, onde conquistaram importantes resultados em disputas que envolveram a elite do hipismo mundial.

Um dos grandes momentos da participação brasileira no torneio, realizado na arena Al Shaqab, aconteceu na sexta-feira 25 de fevereiro, quando Marlon Zanotelli (foto) obteve a vitória no Concurso de Saltos Internacional 5* com obstáculos a 1,60m. Atual campeão pan-americano e nº 7 do ranking mundial, Zanotelli e sua montaria Diamond van het Schaeck realizaram um percurso sem faltas no desempate, obtendo o tempo de 41s43.

Dos 40 conjuntos, dez foram ao desempate. A segunda colocação coube ao suíço Martin Fuchs, nº 2 do ranking mundial, que montando Connor JEI cruzou a linha de chegada em 41s92. A 3ª colocação foi da sueca Malin Baryard-Johnsson, ouro por equipes e 5ª individual em Tokyo 2020, apresentando H&M Indiana, pista limpa, com a marca de 42s98.

No mesmo dia, o Brasil também esteve na arena Al Shaqab no Adestramento Paraequestre e no Adestramento. O destaque no Paraequestre foi Rodolpho Riskalla, medalha de prata em Tokyo 2020 com Don Henrico, que venceu pelo segundo dia consecutivo, dessa feita com um aproveitamento de 78,902% no Individual Test Grau IV. O cavaleiro busca o tetra na competição com 100% de aproveitamento, uma vez que também venceu as três provas que disputou em 2019/2020/2021.

Já no Adestramento, o cavaleiro João Victor Oliva, melhor brasileiro no Adestramento em Olimpíadas, ficou com o 12º lugar na classificação geral, após obter 70,065% com o puro sangue lusitano Escorial. O campeão foi o conjunto formado pelo cavaleiro sueco Patrik Kittel e Touchdown, cujo aproveitamento foi de 77.652%.

Marlon, Rodolpho e João Victor são, aliás, fortes candidatos a integrar as equipes brasileiras em suas respectivas modalidades no Mundial 2022, em Herning, na Dinamarca. A competição, que acontece a cada quatro anos, é considerada a Copa do Mundo do Hipismo e está prevista para acontecer no período de 6 a 14 de agosto.

Voltamos em breve com mais informações sobre o universo hípico e o mundo dos cavalos.

 

*Com informações adicionais de Imprensa CBH

Jornalista especializado no segmento equestre, escreve sobre as principais notícias do hipismo regional e nacional. Com passagens por publicações como as revistas Cavalos, Helvetia Polo International e Equest, é desde 2009 editor da revista Mangalarga. Possui ainda uma longa carreira na área de assessoria de imprensa, já tem sido responsável pela comunicação de grandes eventos do setor, como a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, o Campeonato Panamericano de Enduro Equestre, o Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre, o Campeonato Paulista de Enduro Equestre, a Copa de Marcha Mangalarga, o Leilão Tarlim Mangalarga e o Leilão Genética de Campeões do Cavalo Lusitano. Também é o responsável pela coluna Momento Equestre, veiculada pelo programa Conexão Esportiva, da Rádio Metropolitana.