Ciência e Saúde

Mogi intensifica atendimento a casos de síndrome gripal

No município, mais de 25 mil casos de gripe foram registrados desde o dia 15 de dezembro

Fabrício Mello

Publicado

há 2 anos

em

Mogi intensifica atendimento a casos de síndrome gripal

Buscando suprir a alta demanda que Mogi das Cruzes, a Unidade Básica de Saúde do Alto Ipiranga passa a ser um Centro de Combate à Gripe a partir de hoje (5). A unidade passa a atender, de maneira exclusiva, casos leves de síndrome gripal e com expediente ampliado para todos os dias da semana, sem necessidade de agendamento. Outras consultas e atendimentos previamente agendadas serão transferidas para outras unidades.

O aumento de casos de síndrome gripal no município é reflexo do surto de gripe registrado em vários pontos do País. “Estamos observando movimento crescente nos Pronto Atendimentos em função dos casos de síndrome gripal e por isso estamos ampliando as opções de atendimento. A gripe e a Covid-19 possuem sintomas muito parecidos que precisam ser monitorados”, explica o secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior.

No Hospital Santana, segundo relatos da jornalista Vania Sousa, que esteve na unidade na tarde de ontem (4) buscando consulta ortopédica, um enfermeiro avisou que a fila de espera era de, em média, 3 horas para uma consulta. No Ipiranga, há relatos de pacientes que esperaram cerca de 4 horas para serem atendidos.

Em relação aos sintomas, a principal orientação é dar atenção a sua evolução, especialmente nos primeiros cinco dias, e procurar atendimento em casos de agravamento, com atenção à febre alta.

Para prevenir a gripe, a população deve manter os mesmos cuidados indicados para a prevenção da Covid-19, como evitar aglomerações, intensificar a lavagem e higienização das mãos e manter o uso de máscaras. Outras dicas são: manter os ambientes sempre muito bem arejados, aumentar o consumo regular de água e reforçar hábitos saudáveis, com o consumo regular de frutas e verduras.