Guararema 126 anos Guararema 126 anos

Nacional

Urgência para anistia: como votaram os deputados do Alto Tietê

Aprovada na Câmara, urgência acelera tramitação de projeto de anistia a envolvidos em atos golpistas de 2022

Pedro Henrique

Publicado

há 1 hora

em

Urgência para anistia: como votaram os deputados do Alto Tietê

Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (17), a urgência para a votação de um projeto que propõe anistia a pessoas condenadas por envolvimento em atos golpistas ocorridos após 2022. A medida agiliza a tramitação da proposta, que agora poderá ser votada diretamente no plenário, sem necessidade de passar pelas comissões. A aprovação da urgência contou com 311 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções.

O projeto ainda não tem um texto final definido. A urgência foi aprovada com base em uma proposta apresentada anteriormente pelo deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que serviu como base para a votação. No entanto, líderes partidários já indicaram que a versão que irá a plenário deve propor a redução das penas, sem, no entanto, extinguir as condenações. Entre os nomes que podem ser impactados pela medida está o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), citado nas discussões sobre o alcance da anistia.

Delegado Palumbo (MDB), Kim Kataguiri (União), Marcio Alvino (PL), Marco Feliciano (PL) e Rodrigo Gambale (Podemos) foram favoráveis à aceleração da tramitação. A votação mostrou um forte apoio à urgência por parte dos partidos de direita e do centrão. O PL, partido de Bolsonaro, entregou 85 votos a favor da urgência, com todos os deputados presentes votando "sim". O Republicanos também apoiou massivamente, com 40 dos 41 deputados votando a favor, assim como o PP, que teve 43 votos a favor e apenas seis contrários. Já os partidos da base do governo, como PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB, PV e Rede, votaram em bloco contra a proposta. Com a aprovação da urgência, o projeto segue agora para discussões mais aprofundadas no plenário.

banner-onovo
EVVE BANNER Guararema 126 anos