Guararema 126 anos Guararema 126 anos

Guararema

Obra do Hospital Municipal de Guararema, iniciada em 2019, teve paralisação pela Covid-19 e troca de empresa; agora chega à fase final

Com 7 mil m², hospital terá UTIs adulto e neonatal, centro cirúrgico, exames de alta complexidade, heliponto e estrutura moderna projetada para ser referência regional

Sara Virginia

Publicado

há 1 hora

em

Obra do Hospital Municipal de Guararema, iniciada em 2019, teve paralisação pela Covid-19 e troca de empresa; agora chega à fase final

Foto: O Novo | Pedro Henrique

O Hospital Municipal de Guararema, localizado na Avenida Engenheiro José Antonio Salgado, no bairro Morro Branco, está em fase final de construção, com mais de 90% da edificação concluída. A unidade, considerada a maior cobrança da população nos últimos anos, começou a ser erguida em 2019, mas enfrentou uma série de entraves que atrasaram sua entrega.

Segundo o prefeito, a obra representa um marco para a cidade: “O Hospital é a segunda construção mais complexa que Guararema já enfrentou, atrás somente da obra de um metrô. É um desafio enorme, mas que estamos vencendo para entregar o melhor para a população”.

O projeto, que liga os bairros Morro Branco e Ipiranga, chegou a ser revisto em 2021, quando a pandemia de Covid-19 exigiu novas adequações. Nesse período, foram incluídas mudanças no sistema de ar condicionado, expansão da estrutura física e inserção de novos serviços e equipamentos para atender às recomendações do Ministério da Saúde.

Em 2024, a gestão municipal detectou falhas graves na empresa responsável pela obra, como atrasos, descumprimento de normas e falhas técnicas. Diante das irregularidades, a Prefeitura rescindiu o contrato, dentro do prazo legal, e acionou a segunda colocada da licitação, que já deu continuidade à construção.

Com área construída de cerca de 7 mil metros quadrados, o hospital contará com pronto atendimento, leitos de internação e UTIs adulto e neonatal — sendo a neonatal integrada e a adulta em espaço separado —, além de centro cirúrgico, salas de parto, exames de imagem (como tomografia, raio-x, ressonância magnética e ultrassom), laboratório, farmácia, nutrição, refeitório, área administrativa e outros equipamentos modernos.

A estrutura também traz diferenciais de segurança e acessibilidade: todos os quartos e banheiros terão sistemas de alarme; os corredores foram projetados com largura suficiente para a passagem simultânea de duas macas; e as paredes em drywall, impermeáveis e flexíveis, permitem futuras alterações com mais agilidade. Além disso, o projeto prevê ainda uma área de reza ecumênica e um heliponto para agilizar o transporte de pacientes em estado grave.

A expectativa é de que a unidade não apenas atenda os moradores de Guararema, mas também se torne referência para toda a região. “Estamos construindo um hospital moderno, seguro e humano, pensado para cuidar das pessoas de hoje e também preparado para as demandas do futuro”, destacou o prefeito.

banner-onovo

Sou uma profissional de alta performance com habilidades em comunicação e gerenciamento de processos. Versátil e dedicada, encaro desafios com paixão. Minha formação em Gerenciamento de Processos me especializou em otimização e gestão eficiente para alcançar metas organizacionais. Atualmente, atuo como jornalista digital deste portal, produzindo conteúdo e gerenciando suas redes sociais. Além da carreira, sou casada e mãe de dois meninos.

EVVE BANNER Guararema 126 anos