Ciência e Saúde

Mogi e Guararema têm ações contra à dengue

Prefeituras das cidades reúnem atividades para alertar e conscientizar o público sobre o risco da proliferação do mosquito 

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

Mogi e Guararema têm ações contra à dengue

Atenção. Especialista conta ao O Novo sobre os principais sintomas da dengue e como eles reagem no organismo do infectado/Foto: Divulgação/PMMC

Com a chegada da Semana de Combate à Dengue e pela aproximação do verão, em que as chuvas costumam acompanhar essa fase, as prefeituras de Guararema e Mogi das  Cruzes iniciaram projetos que ajudam a população a  redobrar os cuidados para não atrair o mosquito Aedes Aegypti, que além da dengue, é também transmissor da zika e chikungunya.

A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu diversas programações relacionadas ao tema, contando com atividades de conscientização nas redes sociais, entrega de folders informativos de casa em casa, nos principais bairros onde foram revelados os casos da doença, visitas de agentes e palestras acerca do assunto.

“A Semana Estadual da Dengue é um importante período para que a gente consiga realizar as ações necessárias para combater esta doença que vem registrando casos frequentes em nossa cidade e todo Estado”, afirma a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins. 

“Vamos levar informação para as pessoas e potencializar os cuidados essenciais para que consigamos vencer essa batalha”, completa. 

Já em Mogi das Cruzes, as atividades realizadas pela Saúde é com o intuito de lembrar as pessoas também para as precauções a serem tomadas, como  remover pratos de plantas, cuidar de piscinas, manter caixas d’água fechadas e eliminar todos os recipientes ou situações que permitam o acúmulo de água parada. As orientações são reforçadas por vistorias de agentes de controle de vetores casa a casa, como também em salas de espera das unidades de Saúde.

Para aqueles que tiverem alguma dúvida sobre o assunto, poderão entrar em contato com o Núcleo de Controle de Arboviroses: (11) 4794-4343.

Sintomas

A equipe do O Novo, em entrevista com o professor e coordenador de Biomedicina, Vivaldo Medeiros, os principais sintomas da enfermidade são febre alta, cerca de 40º (manifestação inicial), com duração de aproximadamente 7 dias, associadas a dores de cabeça, corpo e articulações. Além disso, ele conta que o indivíduo pode manifestar também fraqueza, dor atrás dos olhos e coceira na pele, com exceção de vômitos e perda de peso.

Ele finaliza dizendo que é de extrema importância que haja mais investimento nas políticas públicas para combater a doença.

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.