Ciência e Saúde

Guararema e Mogi das Cruzes iniciam Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

Objetivo da ação é reduzir o risco da reintrodução do poliovírus selvagem no país, responsável pela paralisia infantil

Fabrício Mello

Publicado

há 1 ano

em

Guararema e Mogi das Cruzes iniciam Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite

Divulgação

No início desta semana, na segunda-feira (8), Guararema e Mogi das Cruzes deram início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil. O objetivo das ações de imunização é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País. Em ambos os municípios, a campanha segue até o dia 9 de setembro.

Segundo as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a meta da campanha nacional é de que, pelo menos, 95% das crianças menores de cinco anos em todo o País sejam vacinadas. O Brasil chegou a receber, em 1994, o certificado de eliminação de pólio, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos, que em 2021 ficou abaixo de 68%, vem preocupando autoridades da Saúde e especialistas.

Como dito anteriormente, o grupo-alvo da campanha são as crianças menores de cinco anos de idade. Aquelas que tenham menos de um ano devem ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário, que ocorre aos 2, 4 e 6 meses de idade com uma dose via injeção intramuscular.

Também serão vacinadas as crianças que ainda não receberam a dose de reforço, previstas para acontecer aos 15 meses e aos 4 anos de idade, segundo o Calendário Nacional de Vacinação. A dose de reforço acontece via oral, conhecida popularmente como “gotinha”.

Por fim, o Ministério da Saúde reforça que não ter a Caderneta de Vacinação não impede a vacinação e orienta que, quem perdeu o documento, procure o posto de saúde onde as vacinas foram aplicadas para resgatar o histórico de vacinação e fazer a segunda via.

Atendimento

Em Guararema, a imunização acontece no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Lambari e Jardim Dulce, das 9 às 15 horas. A vacinação também vai acontecer nas escolas municipais por meio de agentes da Secretaria Municipal de Saúde. 

Já em Mogi das Cruzes, a campanha acontece em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Para receber a dose, basta comparecer ao local, sem necessidade de agendamento.

Multivacinação

Além da imunização contra a poliomielite, os municípios promovem ações para atualizar o esquema vacinal dos adolescentes menores de 15 anos. Fazem parte da campanha de multivacinação os imunizantes contra Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

O objetivo é garantir que os jovens recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) e a orientação é procurar uma unidade de saúde para que a dose seja aplicada de acordo com a situação vacinal de cada um.