Brasil

Whatsapp lança funções focadas na privacidade 

Anunciadas pela Meta, empresa dona do aplicativo, as novas ferramentas devem estar disponíveis até o fim do mês

Fabrício Mello

Publicado

há 1 ano

em

Whatsapp lança funções focadas na privacidade 

Divulgação

No começo desta semana, o WhatsApp, aplicativo de envio e recebimento de mensagens, anunciou três novas funções focadas em aumentar a privacidade dos usuários. Entre as novas ferramentas anunciadas pela empresa estão a possibilidade de ocultar o status “online” das contas, bloquear as capturas de tela, ou print screen, para mensagens de visualização única e sair de grupos de maneira sigilosa. De acordo com a Meta, empresa responsável pelo mensageiro, as atualizações vão começar a ser disponibilizadas em celulares iOS e Android para os usuários até o fim deste mês.

Para ativar a função que oculta o status de atividade, o usuário deve ir nas configurações e selecionar “Conta”, depois “Privacidade” e, em sequência, a opção “Visto por último e online”. É possível escolher “Todos”, “Meus contatos”, “Meus contatos, exceto…” e “Ninguém”.

Entretanto, é válido lembrar que, assim como acontece na função “Visto Por Último”, que remove a marcação de mensagens lidas, conhecido como “azul”, caso você adicione alguém à sua lista de contatos que não podem ver se você está online, não será possível ver o status dela também.

Já a ferramenta de bloqueio de capturas de tela em mensagens de visualização única, o que inclui fotos e vídeos, ainda está em fase de testes. O WhatsApp também informou que o objetivo é ofertar uma camada a mais de proteção para seus usuários e que o recurso “deve ser liberado em breve”.

E, por fim, a nova ferramenta que permite a saída silenciosa de grupos já está disponível desde terça-feira (9). Com a nova opção, os usuários poderão sair sem que todos os integrantes sejam notificados da ação. No lugar, apenas os administradores do grupo serão avisados e não todos os membros.