Ciência e Saúde

Estado de SP decreta estado de emergência zoossanitária

A medida também foi adotada por outros estados devido aos crescentes casos de gripe aviária (H5N1). Ao todo, são 77 casos confirmados no Brasil

Lucas Peres

Publicado

há 1 ano

em

Estado de SP decreta estado de emergência zoossanitária

Foto: Reprodução/Freepik

O governo de São Paulo declarou estado de emergência zoossanitária por 180 dias por conta da gripe aviária (H5N1). A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, informou dois novos casos entre os dias 20 e 21 de julho.

De acordo com a coordenadoria, devido aos novos casos, o estado já registrou casos de aves com a doença em Ubatuba, Caraguatatuba, Guarujá, Santos, São Sebastião, São Paulo, Praia Grande e Itanhaém. Contudo, o órgão lembrou que o consumo de aves e ovos não transmite a doença para seres humanos.

O problema não se restringe apenas ao estado de São Paulo, os governos de outros estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito do Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Sergipe e Paraná também já confirmaram a adoção da medida.

Ao todo, existem 77 casos da doença em aves silvestres no país e dois focos em produção de subsistência, de criação doméstica. Segundo o Ministério da Agricultura, há outras 13 investigações em andamento que ainda não possuem resultado laboratorial conclusivo.