Com chegada da 2ª dose da CoronaVac em Guararema, expectativa é de que 270 pessoas sejam 100% imunizadas

Secretaria da Saúde reforça a importância de fazer o cadastramento e pede atenção das pessoas no momento de preencher as informações dos idosos

Vitória Mikaelli/ Prefeitura Municipal de Guararema

Após 20 dias da chegada das primeiras doses de vacina contra a Covid-19 à região do Alto Tietê e a cidade de Guarulhos, amanhã, 09, os municípios recebem a remessa destinada à segunda dose para os trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados, bem como para a continuidade da campanha dos idosos.

O novo lote enviado contém 38.647 doses de CoronaVac, das quais 28.585 serão utilizadas como segunda aplicação para o primeiro grupo já vacinado. O restante, 10.062 doses, será destinado para iniciar a imunização dos idosos entre 85 e 89 anos. Oficialmente, a vacinação desse novo grupo inicia na próxima segunda-feira na maioria das cidades -  Ferraz de Vasconcelos começou a atender este público hoje, 08.

“Sempre há uma insegurança se o imunizante chegará dentro do tempo necessário e isso vai acontecer. Com este novo lote teremos os primeiros trabalhadores da saúde 100% imunizados com a aplicação de duas doses e à medida que os grupos de vacinados avançam, vamos ficando mais esperançosos e confiantes”, disse aliviada a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat e Secretária de Saúde de Guararema, Adriana Martins. 

“A maioria dos municípios começou a imunizar o grupo de idosos sem que a etapa de trabalhadores da saúde fosse totalmente concluída. Precisamos de mais doses para garantir 100% de cobertura vacinal deste público que presta um serviço essencial e está em contato direto com o vírus no exercício de suas funções”, destacou a secretária. 

Com a nova remessa de CoronaVac, o Alto Tietê junto a Guarulhos contabilizará 117.031 vacinas recebidas em quatro lotes, sendo a primeira, no dia 20 de janeiro, com 28.754 doses da CoronaVac; a segunda em 26 de janeiro, com 22.110 doses da Oxford/AstraZeneca; a terceira no dia 2 de fevereiro, com mais 27.520 da CoronaVac, das quais 7.640 foram destinadas exclusivamente para a população idosa a partir de 90 anos e, por fim, uma quarta remessa com 38.647 doses, incluídas as segundas doses para o público da Fase 1.

Guararema

A cidade recebeu 270 imunizantes da 2ª dose da CoronaVac, que será destinada aos trabalhadores da saúde e aos idosos institucionalizados. Além disso, outras 184 doses foram encaminhadas para cidade para dar início à vacinação em idosos de 85 a 89 anos, que já podem realizar o cadastramento para receber a vacina.

O acesso às plataformas de cadastramento pode ser feito diretamente por meio dos seguintes links:

- Idosos com 90 anos ou mais: http://bit.ly/3aqhoZ4;

- Idosos com idade entre 85 e 89 anos: http://bit.ly/3aPtaMy

A Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 está sendo realizada por etapas, com foco nos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização. A Secretaria de Saúde informa que pessoas fora dos grupos prioritários podem se adiantar e fazer o pré-cadastro no site “Vacina Já”, do Governo do Estado de São Paulo. O link é o www.vacinaja.sp.gov.br.

Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde pede atenção das pessoas no momento de preencher as informações dos idosos, principalmente os dados pessoais e o telefone.