Campanhas de multivacinação e contra poliomielite são prorrogadas até dia 13

Campanhas objetivam aumentar a cobertura vacinal e garantir a proteção contra vírus que circulam no país

Governo do Estado de São Paulo

Foram prorrogadas até a sexta-feira, dia 13 de novembro, em todo o Estado de São Paulo, as campanhas de vacinação contra poliomielite e multivacinação. A imunização é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30, e objetiva aumentar a cobertura vacinal dos jovens, garantindo a devida proteção contra vírus que circulam no território.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é destinada para crianças entre 1 e 4 anos de idade. Já a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos.

No total, são oferecidas nos postos de saúde 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Para vacinar, os responsáveis devem levar seus filhos nos postos de saúde munidos com documento de identificação (RG ou Declaração de Nascimento), Cartão Nacional do SUS e Caderneta de Vacinação para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

Em Guararema, procure a UBS Jardim Dulce (4693-4693); a UBS Lambari (4693-3448); ou o Centro de Especialidades de Saúde e Apoio a População- CESAP (4693-3558).