Profissionais da educação fazem atividades na Escola da Natureza

Ações tinham como principal objetivo desenvolver práticas de saúde para os servidores municipais

Prefeitura Municipal de Guararema

Com uma temática náutica e atendendo aos protocolos sanitários diante da pandemia do Covid-19, a Secretaria da Educação da cidade, por meio da Escola da Natureza “Francisca Lerario” realizou o evento “Práticas de Saúde na Escola da Natureza”. Os encontros aconteceram com todas as equipes escolares da Rede Municipal de Educação de Guararema, as quais visitaram o local de forma gradativa.

A Escola da Natureza foi dividida em “ilhas”, transformando-se em um espaço lúdico e propício para o desenvolvimento das atividades contextualizadas dirigidas pelas analistas de saúde atuantes na educação e também para as professoras da rede municipal.

Na abertura de cada etapa, a professora especialista, Creusa Santana, com sensibilidade, acolheu os tripulantes em um discurso singular, convidando-os a se permitirem embarcar na jornada.

Partindo para a Ilha dos Navegantes, o primeiro porto da jornada, as profissionais Ana Carolina Gava, Maria Carla Zinezi, Maria Cristina Guerra e Mayra Possebom conduziram uma ação na qual o corpo e a mente estiveram a serviço da alegria, da cooperação, da saúde e da diversão.

Na sequência, as formadoras Carla Fatio e Jussara Silva percorreram o Labirinto instalado na escola, trazendo a leitura desta Instalação e convidando todos os participantes a também serem artistas e protagonistas em suas produções na chamada Ilha Âncora.

Depois de um delicioso piquenique, gentilmente apelidado de “hora da boia”, os navegantes puderam rumar para a Ilha da Voz Encantada em um encontro com a fonoaudióloga Ana Carolina Barros e a professora Elenice Deuter em uma atmosfera de autoconhecimento, exercícios e dicas do uso da voz e apreciação de uma arte milenar: a contação de histórias.

Toda dinâmica desenvolvida foi um convite único à reflexão, à leveza, à fruição e ao autoconhecimento, coroados com a boa energia de quem por ali passou.