Ciência e Saúde

Alto Tietê registra mais de 30 óbitos por Covid-19 em dois dias e ganha 120 novos leitos

Região contabilizou, nas últimas 24h, 805 novos casos. Vice-governador Rodrigo Garcia prometeu novos leitos em reunião com o Condemat 

Tatiana Silva

Publicado

há 3 anos

em

Alto Tietê registra mais de 30 óbitos por Covid-19 em dois dias e ganha 120 novos leitos

Hospital Municipal de Brás Cubas é referência em casos de Covid-19 em Mogi; vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, participou de reunião com o presidente do Condemat. Foto: Divulgação

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) informou que a região contabilizou mais de 253 mil casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Nas últimas 24h, foram registrados 805 novos casos. Só nesta semana, foram notificados 35 óbitos pela doença na região, sendo 10 em Mogi das Cruzes, 5 em Suzano, 8 em Guarulhos e 6 em Itaquaquecetuba. A atualização diária mostra, ainda, 253.029 casos confirmados desde o início da pandemia e uma taxa de recuperação de 87,9%.

Este ano, Mogi registrou 87 casos de Covid-19 em crianças menores de 11 anos e 12 internações. Em 2021, durante o ano todo, foram 1.023 confirmações. Não há óbitos nesta faixa etária.

Mais leitos

No fim da noite desta quarta-feira (26), o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, participou de reunião com o presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, Guti. Também participaram da reunião os presidentes do Consórcio do Grande ABC, Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana (Cioeste), Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) e do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju).

Devido à nova alta nos casos, o Governo do Estado anunciou esta semana a implantação de 120 novos leitos para pacientes com Covid-19 na região em três hospitais. Dois destes ficam em Mogi das Cruzes - Luzia de Pinho Melo e Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti -, além do Santa Marcelina, em Itaquá. 

Além disso, Garcia confirmou que o Estado fará o repasse de recursos fundo a fundo para os municípios implantarem novos leitos nas unidades municipais ou para a contratação de leitos junto à iniciativa privada.

O secretário de Estado de Saúde reforçou o apoio aos municípios, porém destacou que, apesar da alta nos números de internações, a rotatividade de leitos está maior do que o observado na primeira e segunda ondas.

Em Mogi das Cruzes, a principal referência para atendimento à Covid-19 é o Hospital Municipal de Brás Cubas, que conta com 76 leitos (30 de UTI e 46 de Enfermaria).

Vacinação Covid

Neste sábado (29), Mogi trabalhará exclusivamente na vacinação de crianças contra a Covid-19, desde que previamente agendadas no www.cliquevacina.com.br . O site oficial ainda mantém algumas vagas disponíveis para diversos públicos, incluindo crianças de 5 anos, para as quais a liberação aconteceu nesta tarde de sexta-feira (28) para imunização com doses da Pfizer.
A cidade imunizou 1.845 crianças até o momento, das quais 8 indígenas, 601 com comorbidades ou deficiências e 1.236 sem comorbidades. Até o final da próxima semana, mais 10 mil vagas serão liberadas para o público infantil. 

Para receber a dose, a criança precisa estar acompanhada dos pais ou um responsável maior de 18 anos autorizado pelos responsáveis. Também é necessário apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF), comprovante de residência e carteirinha de vacinação.

EVVE BANNER