Ciência e Saúde

Alto Tietê firma parceria com o Butantan para adesão ao tratamento de transfusão de plasma

Instituto auxiliará os municípios na gestão da logística para coleta, armazenagem, distribuição e utilização do plasma convalescente

Ana Luiza Moreira

Publicado

há 2 anos

em

Alto Tietê firma parceria com o Butantan para adesão ao tratamento de transfusão de plasma

Condemat

Durante a semana, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto (Condemat) firmou parceria com o Instituto Butantan para adesão ao tratamento de transfusão de plasma convalescente para pacientes em estágio inicial da Covid-19, iniciativa que mostra resultados positivos principalmente na redução das taxas de internação em UTI.

O consócio afirma que com a parceria, o Instituto Butantan auxiliará os municípios na gestão da logística para coleta, armazenagem, distribuição e utilização do plasma convalescente. Após isso, a intenção é que os municípios se tornem autossuficientes e passem a receber doação de plasma por meio dos hemocentros existentes na Região.

"É uma parceria inédita e muito promissora na nossa luta contra o coronavírus. Temos todo o respaldo e segurança do Instituto Butantan e da Sociedade Brasileira de Hematologia para utilizarmos mais esta medida para salvar vidas", afirma o presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi.

Já para a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde, Adriana Martins, o tratamento é mais uma alternativa no combate à doença. "Diante do cenário atual, com os índices da doença em alta e o sistema de saúde sobrecarregado, esta é uma alternativa terapêutica para que o paciente, ainda no início de sintomas, não tenha o quadro agravado e não necessite de atendimento hospitalar", disse.

De acordo com os critérios técnicos, o tratamento é indicado para pacientes idosos que têm a partir de 60 anos de idade e com comorbidades (diabetes mellitus, hipertensão arterial, coronariopatia e obesidade). A condição essencial é que o paciente esteja entre o primeiro e o terceiro dia de sintomas.

A jornalista Ana Luiza Moreira é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é desenvolvedora do Portal Freaks! e atua como redatora do Jornal O Novo.