A importância do Seguro Viagem

Com as férias planejadas, a última coisa que se pensa é no que realmente pode dar errado durante a viagem, e muita gente crê que nada irá dar errado, mas, pelo contrário, tudo poder errado, e nessas horas é importante não estar sozinho.

Nada de passar aperto e por situações de estresse desnecessárias durante as férias. É preciso estar pronto para enfrentar todos os desafios da viagem, até mesmo os imprevistos, como aquela dor de barriga que aparece de repente, no lugar onde não tem banheiro…

É de extrema importância dar uma atenção especial à contratação do seguro viagem, que tem o importante papel de garantir muito mais tranquilidade e evitar gastos que não estavam previstos, que podem arruinar a sua viagem e a sua vida financeira por muito tempo.

Acidentes e doenças podem acometer qualquer viajante, independente da experiência. E se o problema for grave, o custo do tratamento no exterior pode ser bem caro.  Nem todos os países (a maioria deles) atende gratuitamente estrangeiros na rede de saúde.

Será necessário pagar por consultas médicas, remédios e, em casos mais graves, transporte de ambulância, internação e até mesmo UTI. Não vale correr o risco e falir pela economia de não fazer um seguro de viagem antes de embarcar, custo de um bom seguro viagem, é a menor parte do custo total de uma viagem, na verdade, uma fração que chega a ser irrisória perante os custos totais. 

O seguro vale também para outros tipos de serviços, como extravio de bagagem, remarcação de passagem, assistência jurídica e até repatriação do corpo em caso de morte.

O seguro de viagem funciona como um plano de saúde temporário e também uma garantia de indenização para várias situações e acidentes. Ele será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato. Normalmente é feito para destinos internacionais, porém, como o seguro não cobre apenas despesas médicas, é de grande valor também em viagens nacionais. Caso o seu plano de saúde não atenda todas as regiões do país, você terá toda a assistência se precisar ativar o serviço no destino.

Diferenças entre seguro viagem e assistência viagem

seguro viagem prevê que o viajante pague todas as despesas médicas do próprio bolso e depois solicite o reembolso à seguradora (dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato). Para isso, será necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, laudos, notas fiscais e tudo mais que possa confirma o atendimento. É burocrático e pode trazer muita dor de cabeça. A vantagem é que o viajante poder escolhe qualquer lugar para ser atendido, independente de fazer parte da rede conveniada do seguro. 

assistência viagem funciona de maneira diferente. O atendimento será todo arcado pela seguradora contratada (claro que dentro dos limites previstos no contrato). Diferente do seguro viagem, a assistência viagem prevê que o segurado deve entrar em contato com a empresa contratada antes de receber o atendimento. A seguradora então indicará um local para que o atendimento seja realizado e o segurado não precisará desembolsar nada. Todo o pagamento será arcado pela seguradora. A desvantagem é a obrigatoriedade de ser atendido no local indicado, salvo casos de emergência.

Os dois serviços são chamados comumente de seguro viagem. Porém é preciso estar atento na hora de pesquisar e de fechar o contrato. Na prática, a principal diferença está em quem pagará pelo serviço no momento que for utilizado. É uma questão de quem desembolsará o pagamento. 

É importante dizer que muitas seguradoras vendem os dois serviços no mesmo pacote, assim você estará garantido de toda maneira. É fundamental saber essa informação no momento da contratação do serviço para não passar aperto depois.