Como surge um empreendedor neste momento?

Divulgação

Empreendedores não são feitos, nascem. Será que essa afirmativa é correta? 

Hoje em dia e ainda mais neste momento que estamos passamos,  precisamos entender como seguir os nossos próprios caminhos, a capacidade criativa de identificar e aproveitar uma oportunidade depois de várias situações que não estamos esperando, são anos de experiência como empregado e se vê em uma encruzilhada, que faz conduzir a uma decisão, pois temos um acúmulo de habilidades e experiências de anos.

Os empreendedores que reconhecem a diferença entre ideia e oportunidade e pensam grande o suficiente, têm maiores chances de sobreviver nos primeiros anos, pois a parte mais fácil é começar o difícil é sobreviver. 

Falamos tanto em sucesso, mas para isso precisamos assumir riscos calculados e diminuir o máximo do risco, o empreendedor talentoso e experiente, que são aquele que sabem identificar e agarrar momentos raros e atrair os recursos necessários; buscando construir seu negócio onde possam realizar e procurar satisfação nas realizações, controlar seu próprio destino e realizações dos seus sonhos. 

Mas para isso precisamos pontuar alguns fatores de extrema necessidade nos dias de hoje. A primeira e uma da maior qualidade do verdadeiro empreendedor. Arriscar conscientemente é ter coragem de enfrentar desafios, de tentar um novo e buscar, os melhores caminhos, é ter autodeterminação. 

Segundo ficar atento e perceber, no momento certo e reunir as condições propícias para a realização de um bom negócio, um indivíduo curioso e atento a informações sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.

Terceiro, ter capacidade de utilizar recursos humanos, materiais, ter senso de organização, que compromete seu funcionamento e desempenho.

O sucesso, muitas vezes, está relacionado com a capacidade de decidir corretamente. Tomar decisões acertadas é um processo, que são analise, avaliação e escolha. Quanto maior for o domínio do seu conhecimento maior será sua liderança dentro do negócio.

Nunca se acomode, para não perder a capacidade de fazer com que simples ideias se concretizem em negócios efetivos. Manter-se sempre dinâmico e cultivar o otimismo, que é uma característica das pessoas que enxergam o sucesso, em vez de imaginar o fracasso. Capaz de enfrentar obstáculos, o empresário de sucesso sabe olhar além e acima das dificuldades.

Você nasceu ou foi criado como um empreendedor? Alguns acreditam em um sexto sentido, a famosa intuição, na verdade a maioria; mas são a soma de todas as qualidades descritas aqui, ser uma pessoa com diferencial no mercado reúne tudo isso, que não nascem com a gente, mas são desenvolvidas no decorrem da nossa vida, uns mais rápidos e outros mais lentos.

Mas reflita, mesmo os concorrentes só respeitam os que se mostram à altura do desafio.