Nacional

Vale do Paraíba tem representantes no governo federal e de SP

Geraldo Alckmin, nascido em Pindamonhangaba, e Felício Ramuth, ex-prefeito de São José dos Campos, venceram as eleições deste ano

Fabrício Mello

Publicado

há 1 ano

em

Vale do Paraíba tem representantes no governo federal e de SP

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo e Reprodução

Após o resultado da votação realizada no último domingo (30), a região do Vale do Paraíba passou a contar com representantes eleitos, tanto para o governo federal quanto para o governo estadual, com a vitória de Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito, e de Felício Ramuth, que foi eleito como vice-governador. 

Eleito com 50,9% dos votos válidos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assumir a Presidência da República em janeiro de 2023. Jair Bolsonaro (PL), atual presidente, concorreu à reeleição, mas recebeu 49,1% dos votos e não venceu a disputa.

Seu vice, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), passa a ser a maior expressão política da região do Vale ao chegar no governo federal.

Nascido em Pindamonhangaba, Alckmin foi governador do Estado por quatro vezes, sendo a pessoa a ocupar o cargo por mais tempo. O vice-presidente eleito também já foi vice-governador, deputado federal, deputado estadual e prefeito de Pindamonhangaba.

Alckmin também é um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), partido do qual fez parte por 33 anos, até dezembro de 2021, quando passou a integrar o PSB buscando ocupar a chapa de Lula.

Apesar da carreira extensa nas eleições estaduais, Alckmin foi derrotado ao tentar disputar a Presidência da República em 2006 e 2018 e a Prefeitura de São Paulo em 2000 e 2008.

Representantes no Palácio dos Bandeirantes

No governo de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) saiu vitorioso com 55,3% dos votos válidos, superando seu adversário, Fernando Haddad (PT), que obteve 44,7% dos votos válidos.Seu vice, Felício Ramuth, também é outro representante do Vale do Paraíba na política.

Felício Ramuth é ex-prefeito de São José dos Campos, cargo que ocupou de janeiro de 2016 a 2022, quando renunciou para concorrer como vice-governador na chapa de Tarcísio. 

Em 2016, primeiro teste de Ramuth nas urnas, a vitória foi conquistada com 62% dos votos válidos dos moradores de São José dos Campos. Em 2020, quando disputou a reeleição, ele repetiu o feito e registrou 58,21% do total de votos.

Filiado ao PSDB por 28 anos, em janeiro, Ramuth migrou para o PSB a convite de Gilberto Kassab, presidente nacional do partido. Na época, a promessa era uma pré-candidatura ao governo de São Paulo, que chegou a ser lançada pela própria direção estadual da legenda, em março. 

Entretanto, a candidatura do PSD acabou dando lugar ao apoio a Tarcísio, mas com direito do partido ocupar a cadeira de vice.