Nacional

TSE informa aumento no número de jovens votantes para 2022

Campanhas de incentivo, como a ‘Semana do Jovem Eleitor’, contribuíram para o resultado

Lívia Rios

Publicado

há 1 ano

em

TSE informa aumento no número de jovens votantes para 2022

Foto: divulgação/TRE

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foi constatado que o número de eleitores cresceu durante este ano de 2022, chegando na casa dos 6,21%. Para o atual ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, os números são impressionantes e comprovam a força cívica da cidadania. 

Interessante destacar que esse aumento decorreu ainda mais entre jovens de 16 e 17 anos, visto que, o alistamento eleitoral e o voto são optativos para essas faixas etárias. Ao que tudo indica, essa evolução se desenvolveu por meio das várias campanhas de incentivo, entre elas, a Semana do Jovem Eleitor, onde a Justiça Eleitoral estimula a retirada do primeiro título.

Em comparação a 2018, o número de adolescentes votantes entre essa mesma idade mencionada acima era de 1,4 milhões (0,95% do total). Hoje, esse valor ultrapassa os 2 milhões de eleitores aptos a votarem nas urnas eletrônicas, simbolizando mais de 1,3% do total do eleitorado nacional. Isso quer dizer que, em quatro anos, o número de jovens prontos para eleger um candidato se expandiu em mais de 51%.

Período Eleitoral 

O primeiro turno das eleições irá se iniciar em 02 de outubro de 2022 e o segundo em 30 de outubro de 2022. 

Os cargos em disputa são para presidente da República; governador; senador; deputado federal, estadual ou distrital. 

Para saber mais e providenciar a documentação a tempo das eleições 2022, acesse o site da Justiça Eleitoral: https://www.justicaeleitoral.jus.br/jovem-eleitor/

Lívia Rios é estudante de comunicação social • Jornalismo;

Além de repórter e apresentadora do jornal O Novo.